MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estrada de Ferro Carajás é interditada por indígenas


Interdição ocorre no município de Alto Alegre do Pindaré (MA).
Grupo se colocou sobre os trilhos da ferrovia, na altura do Km 289.

Do G1 MA

Um grupo de indígenas de diversas etnias do Maranhão interditaram a Estrada de Ferro Carajás (EFC), no município de Alto Alegre do Pindaré (MA). Eles ficaram sobre os trilhos da ferrovia, na altura do Km 289, conforme nota enviada pela Vale.

O trecho da ferrovia bloqueado passa pela aldeia Maçaranduba, Terra Indígena Caru, dos Awá-Guajá e Tenetehara (Guajajara). A ocupação se manterá por tempo indeterminado. Segundo lideranças do movimento, a ferrovia foi bloqueada porque os povos ocupam há dez dias a sede do Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Maranhão, mas até agora não tiveram suas reivindicações atendidas. Eles reivindicam do poder público, entre outras medidas, melhorias nas condições de saúde e educação.
Segundo a Vale, em razão da interdição da ferrovia, os usuários do trem de passageiros que embarcaram nesta manhã na estação em São Luís (MA), com destino a Parauapebas (PA), embarcarão em ônibus fretado pela Vale na estação de Santa Inês (MA), e seguirão até seu destino final pela rodovia. 
A Vale afirmou que respeita o direito de manifestação dos Povos Indígenas e busca estabelecer um relacionamento positivo, construtivo e de confiança mútua com essas comunidades. Contudo, vai adotar medidas judiciais cabíveis para desocupação da EFC, pois alega que qualquer ato público ou manifestação deve respeitar o Estado Democrático de Direito e o direito constitucional de ir e vir das pessoas que utilizam o transporte público ferroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário