MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Escassez do trigo faz preço do grão aumentar no Rio Grande do Sul


Valor da saca de 60 quilos é 15% superior ao da safra passada.
Produtores estão otimistas com o preço e com o clima favorável.

Do Globo Rural

A safra do trigo, a principal cultura de inverno do Rio Grande do Sul, está quase toda semeada. O grão vai ocupar uma área maior que a do ano passado e os produtores estão otimistas com o preço e com o clima favorável.
No ano passado, a fazenda do agricultor Luiz Formigheri, em Passo Fundo, destinava 40 hectares ao trigo, nesta safra são 50 hectares e não foi apenas na lavoura que o trigo ganhou mais espaço. “Sabemos que o Rio Grande do Sul colhe mais tarde e entra trigo do Paraná, mas é o preço também. Hoje quem tivesse trigo estaria muito bem só que são muitos poucos os que têm”, conta o agricultor.
Segundo a Federação da Agricultura do Estado, a área para o cereal deve ter um aumento entre 6% e 10%. O incentivo para apostar na safra vem de um produto mais valorizado e da previsão de boas condições climáticas. A saca de 60 quilos está saindo por R$ 42 na região. Em relação a safra passada, o valor da saca de 60 quilos é 15% superior.
Segundo o agrônomo da Emater, Cláudio Doro, o preço está bom devido à escassez no mercado. “Praticamente não tem mais estoque de trigo a ser comercializado e também a nossa dependência da importação principalmente da Argentina. Neste ano, a Argentina está restringindo bastante as importações tanto é que temos que trazer o trigo do Canadá, dos Estados Unidos, e como o dólar está fortalecido diante do real, acaba encarecendo o produto colocado no mercado brasileiro”.
A previsão da Conab é que o Rio Grande do Sul colha, nesta safra, cerca de 2,5 milhões de toneladas de trigo, crescimento de 30% na comparação com o produzido ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário