MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de julho de 2013

Empreendedores da região de Sorocaba investem no mercado pet

Brasil é o segundo país do mundo que mais movimenta o setor.
Mercado oferece diversas opções para animais e, também, aos donos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O Brasil é o segundo país do mundo que mais movimenta o mercado de produtos pet. Por isso, o setor tem se tornado interessante para empreendedores. O mercado oferece muitas novidades para cães e gatos, de roupas pós-cirúrgicas até festa de aniversário, com salgadinhos e doces que podem ser devorados pelos animais e, também, provados pelos  proprietários.
Na região Sorocaba (SP), Andrea Bortolosso Martinelli se tornou um desses investidores do setor. Apaixonada por animais, há cerca de três anos resolveu trabalhar para melhorar a vida deles. Ela desenvolveu um colchão à prova d'água, com tecnologia para facilitar a vida de quem tem um pet de estimação em casa.
Além desse produto, ela explica que teve uma outra ideia que está fazendo sucesso. A microempresária produz roupinhas pós-cirúrigicas que podem ser usadas por cães e gatos. Em média, mil peças são comercializadas por mês e a maior parte é vendida para todo o Brasil pela internet.
Os macacões têm vários tamanhos e ajudam o animal a se recuperar dos ferimentos. "Na hora que o bichinho for fazer suas necessidades, ele não molha a roupa e a não precisa ser tirada, ele fica com a roupa no corpo o tempo todo, desde a cirurgia até o final", explica.
Andrea não é a única que investe no ramo. Em 2012, o faturamento do mercado pet no país foi de mais de R$ 14 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Os números colocam o Brasil em segundo lugar no mercado Mundial. "Tem ainda muita margem para crescimento e existem inúmeros serviços e produtos que podem ser vendidos, que não estão no mercado. Além do crescimento, há espaço para profissionalização do setor", explica o professor do marketing, Silvio Buría.
Como os animais de estimação não vivem tanto quanto os seres humanos, os donos tentam aproveitar cada momento ao lado dos bichinhos e, quando eles partem, para matar a saudade o jeito é investir em um álbum de fotografia. "Pode levar um hora, duas horas, como também pode durar o dia todo para tirar foto dos animais. Tem que ter paciência. O principal objetivo da fotografia é esse, eternizar os momentos ao lado do bichinho”, conta o fotógrafo Everton Gonçalves.
Procura por álbuns de fotografia de cães têm aumentado (Foto: Reprodução/TV TEM)Procura por álbuns de fotografia de cães têm
aumentado (Foto: Reprodução/TV TEM)
Quando o assunto é festa de aniversário dos animais, o mercado agora disponibiliza todos os itens para a comemoração ser completa: cupcake, esfiha, bolo com formato de osso. E o mais interessante é que não são apenas os animais que podem comer os quitutes.
O comerciante Gustavo Mass explica que podem ser saboreados também pelos donos dos animais. “A comida não é tão saborosa quanto a nossa comida. Ela é feita especialmente para o animal, sem sal, sem açúcar e sem gordura, mas os donos também podem comer".
Estimacão
Com o mercado pet em crescimento, é frequente encontrar eventos para animais e seus donos. No interior paulista, a TV TEM foi pioneira e lançou o Estimacão. A temporada 2013 começa neste domingo (14), em Jundiaí (SP), quando será realizada a segunda edição do evento na cidade, a partir das 9h, no Parque da Uva. Os visitantes vão poder conferir várias atividades como show de agility, por exemplo.
Além disso, serão distribuídos prêmios para o maior e o menor cão, o cachorro mais parecido com o dono, o mais fashion e o mais exótico. Para quem não tem um animalzinho, poderá adotar um.
A entrada é um quilo de alimento não perecível, menos sal e açúcar. Os alimentos arrecadados serão doados para o Fundo de Solidariedade de Jundiaí e faz parte da campanha 'Bem Legal', da TV TEM, que tem ajudado várias entidades sociais da área de cobertura da emissora.
Yorkshire Spike é o mais parecido com o dono (Foto: Marcos Lavezzo/ G1)O cão mais parecido com o dono será premiado durante o Estimacão  (Foto: Marcos Lavezzo/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário