MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de julho de 2013

Em RO, clientes 'madrugam' em fila para atendimento em agência bancária


Lei municipal determina atendimento de até 20 minutos de segunda a quinta.
Procon de Ariquemes diz que está fiscalizando bancos que descumprem lei.

Do G1 RO com informações da TV Ariquemes
Em uma das agências bancárias mais movimentadas de Ariquemes (RO) é possível ver uma grande fila com centenas de pessoas a espera de atendimento. Alguns usuários chegam às 4h conseguir uma vaga boa na fila e poder ser atendido mais rápido. De acordo com o Procon, uma lei municipal determina que as agências bancárias da cidade atendam os clientes em até 30 minutos.
Um dos clientes, que aguardam atendimento, é o autônomo Antônio Marcos, que teve de chegar com cinco horas de antecedência para ser um dos primeiros da fila. “Estou na fila até agora, já se passaram cinco horas desde que eu to aqui e nada do atendimento começar”, diz.
O aposentado José Gomes decidiu aguardar o início do atendimento da agência sentado. Gomes acredita que se tivesse mais funcionários trabalhando, o tempo de espera reduziria. “Tendo mais funcionários para atender às pessoas, o atendimento seria bem mais rápido”, ressalta.
Os funcionários da agência bancária realizam uma triagem dos clientes que permanecem na calçada como uma forma alternativa de reduzir o problema e agilizar o atendimento. Entretanto, já que a procura pelos serviços do banco é maior a capacidade de atendimento, os transtornos são inevitáveis.
De acordo com o Procon, a Lei Municipal número 1.116/2005 determina que o tempo de espera na fila de banco não pode ultrapassar 30 minutos às sextas-feiras, véspera e após os feriados prolongados. Nos demais dias, o usuário deve ser atendido em até 20 minutos.
O gerente regional do Procon de Ariquemes, Paulo Morais, conta que o Procon está fiscalizando e notificando as agências bancária que estão descumprindo a lei. "Estamos frequentemente realizando fiscalizações e emitindo notificações às agências que estão cometendo as infrações. Um relatório foi enviado ao Ministério Público contendo todas as notificações", relata.
Caso o consumidor deseje mover uma ação contra a agência, Paulo explica que é necessário seguir algumas orientações. “No recibo do pagamento ou a transação que o cliente foi efetuar no banco tem o horário da ação. Então, diante destas provas, a gente consegue comprovar a infração o horário que o consumidor chegou na agência e que horas ele foi atendido”, comenta.

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