Lei municipal determina atendimento de até 20 minutos de segunda a quinta.
Procon de Ariquemes diz que está fiscalizando bancos que descumprem lei.
Um dos clientes, que aguardam atendimento, é o autônomo Antônio Marcos, que teve de chegar com cinco horas de antecedência para ser um dos primeiros da fila. “Estou na fila até agora, já se passaram cinco horas desde que eu to aqui e nada do atendimento começar”, diz.
O aposentado José Gomes decidiu aguardar o início do atendimento da agência sentado. Gomes acredita que se tivesse mais funcionários trabalhando, o tempo de espera reduziria. “Tendo mais funcionários para atender às pessoas, o atendimento seria bem mais rápido”, ressalta.
Os funcionários da agência bancária realizam uma triagem dos clientes que permanecem na calçada como uma forma alternativa de reduzir o problema e agilizar o atendimento. Entretanto, já que a procura pelos serviços do banco é maior a capacidade de atendimento, os transtornos são inevitáveis.
O gerente regional do Procon de Ariquemes, Paulo Morais, conta que o Procon está fiscalizando e notificando as agências bancária que estão descumprindo a lei. "Estamos frequentemente realizando fiscalizações e emitindo notificações às agências que estão cometendo as infrações. Um relatório foi enviado ao Ministério Público contendo todas as notificações", relata.
Caso o consumidor deseje mover uma ação contra a agência, Paulo explica que é necessário seguir algumas orientações. “No recibo do pagamento ou a transação que o cliente foi efetuar no banco tem o horário da ação. Então, diante destas provas, a gente consegue comprovar a infração o horário que o consumidor chegou na agência e que horas ele foi atendido”, comenta.
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