MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Em Manaus, médicos protestam contra importação de estrangeiros


Cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes, participam do ato.
Manifestantes também cobram melhorias na saúde e abertura de concursos.

Tiago Melo Do G1 AM

Médicos se reuniram no Largo São Sebastião e seguem para Santa Casa (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Médicos se reuniram no Largo São Sebastião e seguem para Santa Casa (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
No Amazonas, cerca de 500 médicos se reuniram no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, na tarde desta quarta-feira (3), para protestar contra a importação de médicos estrangeiros sem o Revalida, exame de avaliação do nível de conhecimento técnico, compatibilidade da grade curricular e o domínio da língua portuguesa. Os manifestantes também cobram melhorias na saúde, um plano de carreira, abertura de concursos públicos e mais verbas para a saúde, com fiscalização rigorosa.
A passeata saiu do Largo, passou pela Rua 10 de Julho, passou pelas avenidasGetúlio Vargas, Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro e retornaram à Dez de Julho, onde está localizada a Santa Casa de Misericórdia. No local, eles cantaram o Hino Nacional, rezaram e promoveram um abraço coletivo. "A Santa Casa é o simbolo da falência da saúde pública no estado do Amazonas", disse o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Jefferson Jezini.
Médicos e acadêmicos promoveram abraço coletivo em frente à Santa Casa de Misericórdia, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Médicos e acadêmicos promoveram abraço coletivo em frente à Santa Casa de Misericórdia, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Importação de médicos
Jezini afirmou ao G1 que o CRM não é contra a contratação de profissionais do exterior, desde que os estrangeiros façam o Revalida. "Para adequação curricular, provar que proficiência no português para poder adequadamente a população", defendeu.
O presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mario Vianna, chegou a afirmar que a chegada de médicos de outros países pode ser uma forma de 'instrumentalização político-partidária'. Recentement estive participando de um evento em São Paulo, em que, pelo menos, oito médicos venezuelanos e bolivianos contaram que médicos cubanos - que simplesmente nunca validaram seus diplomas nesses países - têm resultados 'hipertrofiados' desse rendimento. Na verdade, muitos deles estão lá como agentes do governo cubano, buscando informações sobre a segurança nacional daqueles países e disseminando uma política voltada para a esquerda (do comunismo). Infelizmente, é isso que parece que o PT pretende fazer no nosso país com essa questão da importação dos médicos", disse.
Médicos caminham pelas ruas do Centro de Manaus em protesto (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Médicos caminham pelas ruas do Centro de Manaus em protesto (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário