MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Em crise, cidade de Detroit, nos EUA, pede proteção à lei de falências


É a maior 'quebra' de um município na história do país.
Dívida da cidade, berço da indústria automobilística do país, é de US$ 18 bi.

Da Reuters

Lixo é visto em frente a casa abandonada em bairro de Detroit.  (Foto: Rebecca Cook/Reuters)Lixo é visto em frente a casa abandonada em bairro de Detroit. (Foto: Rebecca Cook/Reuters)
A cidade de Detroit, nos Estados Unidos, entrou nesta quinta-feira (18) com pedido proteção à lei de falências, se tornando a maior "quebra" de um município no país.
Em uma carta que acompanha o pedido, o governador do estado de Michigan, Rick Snyder, diz ter aprovado o pedido do administrador emergencial da cidade, Kevyn Orr, de pedir a proteção do capítulo 9 da lei de falências do país, dizendo que "é claro que a emergência financeira em Detroit não pode ser abordada fora desse pedido, e essa é a única alternativa razoável disponível".
O capítulo 9 da lei de falências dos EUA é aplicável apenas a municípios. O objetivo, segundo a corte de falências de Detroit é fornecer proteção à cidade contra seus credores, enquanto a mesma desenvolve e negocia um plano para ajustar seus débitos.
Snyder apontou Orr para o cargo em março, com o objetivo de lider com a dívida de longo prazo da cidade, estimada em US$ 18,5 bilhões.
Berço da indústria automotiva norte-americana, Detroit vem enfrentando uma forte crise nos últimos anos. A população da cidade "encolheu" para 700 mil habitantes, frente ao 1,8 milhão que chegou a ter em seu auge, em 1950. O governo municipal tem sido alvo de casos de corrupção, e os reduzidos investimentos em iluminação e serviços de emergência deixaram a cidade com dificuldades de policiamento.
Em junho, Orr apresentou uma proposta aos credores que reduziria os pagamentos drasticamente. seu plano enfrentou resistência de alguns credores, notadamente de dois fundos de pensão de Detroit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário