MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

'É uma das melhores férias da minha vida', diz turista que viu neve no RS


Família paulista decidiu ficar na cidade até esta terça-feira (23).
Previsão é de frio intenso e neve durante a próxima madrugada.

Caetanno Freitas Do G1 RS, em São José dos Ausentes

Casal de paulistas aproveita o frio em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)Casal de paulistas aproveita o frio em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)
O sol nunca foi tão indesejado pelos turistas como nesta segunda-feira (22) em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Por volta das 10h, ele mudou a paisagem, que chegou a ser comparada por turistas às geladas Antártica e Sibéria. Com a previsão de mais neve para esta terça-feira (23), turistas disputam as vagas nos dois únicos hotéis da cidade e tentam prolongar a estada na região.
 Nesta segunda-feira, o termômetro de rua da cidade chegou a marcar quase -1°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínima de -0,7°C. A menor temperatura do estado foi verificada em Cambará do Sul, na mesma região.
Entre os turistas que lotam os hotéis, está uma família paulista que já percorreu 3 mil quilômetros pela Região Sul do país desde o dia 8 de julho. Pai, mãe e filha já passaram por lugares como Foz do Iguaçu (PR) e São Miguel das Missões antes de encontrar a neve. “Estamos fazendo uma viagem de férias. Hoje acordamos com aquela beleza de neve caindo na cidade. Estamos aqui desde sexta e pretendemos ficar até quarta. Depois, seguiremos viagem a Cambará do Sul e Ubirici (SC). Só depois pensaremos na volta para a capital paulista”,  conta ao G1 Rafael Fernando, de 30 anos, detalhando os planos da família.
O único desejo momentâneo deles é que o sol vá embora. “Tem que vir mais neve. O tempo abriu hoje pela manhã e deu até uma desanimada. Não podia fazer sol de jeito nenhum, tinha que continuar a neve”, diz.
O pensamento de Rodrigo é compartilhado pela mulher, Kátia Regina Benjamin, e pela filha, Maria Benjamin Pereira, de 31 e 4 anos, respectivamente.
“Viemos para cá na expectativa da neve, assim como todos os turistas que estão aqui. Está sendo muito bom, muito proveitoso. É uma das melhores férias da minha vida. Queremos muito mais neve”, exclama a mãe da pequena Maria, que só concorda com um sinal de positivo.
Neve muda a paisagem em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)Neve muda a paisagem em São José dos
Ausentes (Foto: Caetanno Freitas/G1)
Quantidade de neve surpreende
A intensidade da neve que atingiu São José dos Ausentes nesta segunda, dando ares europeus ao município, surpreendeu até os próprios moradores. Alguns contam que não viam tanta neve assim há décadas. “Olha, acumular desse jeito eu me lembro só em 1972, quando fazia muito frio nestas bandas. O gelo chegava a um metro de altura nos campos. Fazia tempo que não nevava tanto na cidade”, relata ao G1 Elson Pereira, dono de uma churrascaria que nos últimos dias está lucrando com o frio.
Das 36 estações de medição do Inmet, a temperatura mais baixa do estado foi -2°C, registrada em Cambará do Sul e Bom Jesus, na Serra. Em Canguçu, no Sul, fez -1°C. Este foi o dia mais frio de 2013 em Alegrete, Caçapava do Sul, Camaquã, Canguçu, Cruz Alta, Dom Pedrito, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Rosa, Santiago, Santo Augusto, São Borja, Soledade e Uruguaiana.
Outras quatro cidades também registraram mínimas abaixo de 0°C nesta segunda: Soledade (-0,9), Caçapava do Sul (-0,7), São José dos Ausentes (-0,7) e Santiago (-0,2).
A menor temperatura do ano, porém, foi registrada em maio. No dia 17, segundo o Inmet, fez -2,4°C em Cambará do Sul. O que chama atenção neste mês de julho, segundo a meteorologista Lúcia Goulart, é a sequência de dias frios. "Justamente agora temos uma quantidade de dias consecutivos com frio, e a maior sequência foi de 17 dias consecutivos 2000. Agora estamos com cinco dias, e a tendência é que até pelo menos sexta-feira fique muito frio, com temperaturas negativas", destacou.
Neve muda a paisagem em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)Campo ficou coberto de gelo (Foto: Caetanno Freitas/G1)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário