MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de julho de 2013

Criança em estado grave aguarda atendimento em UTI de hospital


Hospital de Emergências de Macapá não possui vagas na UTI.
Pronto Atendimento Infantil também está sem leito na Unidade.

Graziela Miranda Do G1 AP

Uma criança de dois anos e dois meses idade deu entrada no Hospital de Emergências quarta-feira (3). Ela se encontra em estado grave e aguarda por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas todos os leitos estão ocupados.
Pais da criança em frente ao Hospital de Emergências aguardando liberação de leito da UTI (Foto: Graziela Miranda/G1)Pais da criança em frente ao Hospital de
Emergências aguardam liberação de leito da UTI
(Foto: Graziela Miranda/G1)
"Todas as UTIs do hospital estão lotadas. Então ela foi encaminhada para a Unidade Semi-Intensiva e está recebendo todo o tratamento adequado", afirma Wagner Cubilla, assessor de comunicação do Hospital de Emergências.

As Unidades Semi-Intensivas são pré UTIs. Segundo Cubilla, ela possui respirador e monitores, mas o monitoramento da UTI é 24h e a equipe de atendimento é altamente especializada.

Segundo informou o assessor, a criança deveria ter sido encaminhada ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), que é o local adequado para a criança receber o tratamento. "Ela tem que ser encaminhada ao PAI, pois lá é o lugar adequado para ela. Mesmo assim ela está sendo assistida e acompanhada aqui. Tudo o que o hospital pode fazer, está sendo feito", explica.

De acordo com Ana Cláudia Lobo, diretora do PAI, a UTI do Pronto Atendimento Infantil é a única do estado que atende crianças. Ela conta que lá são atendidas crianças oriundas de outros hospitais, como São Camilo e Unimed. "Estamos atendendo além da capacidade. Não tem leito na UTI. Além disso tem outra criança dentro do PAI esperando por uma vaga", explica.

A diretora também afirma que o PAI não atende vítimas de politraumatismo. "Esse caso do pronto-socorro é um politraumatismo e o PAI não atende. Quem atende é o Hospital de Emergências".

O caso
Na madrugada do dia 3 de julho, a criança caiu de uma rede que estava armada em cima do motor de uma embarcação. Os pais e a criança vinham de Rio Ajuruxi, localidade de Mazagão, a 35 quilômetros de Macapá. Com a queda, a criança teve a mão esquerda decepada, além quebrar o braço e sofrer traumatismo craniano.

De acordo com o pai do menino, Renato Silva, ele foi levado ao pronto-socorro de Santana, a 20 quilômetros de Macapá, e em seguida, encaminhado ao Hospital de Emergências da capital, onde passou por uma cirurgia. A criança permanece internada na Unidade Semi-Intensiva em estado grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário