MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de julho de 2013

Coreias chegam a acordo para normalizar complexo de Kaesong


Acordo foi feito após 16 horas de negociações realizadas em Panmunjom.
Empresários sul-coreanos poderão fazer tarefas de manutenção no dia 10.

Da EFE

Coreia do Sul e Coreia do Norte chegaram neste domingo (7) a um princípio de acordo para que o complexo industrial comum de Kaesong possa voltar a operar com normalidade no futuro, depois de mais de três meses fechado, informou o Governo de Seul.
O acordo foi feito de madrugada após 16 horas de negociações realizadas em Panmunjom, na fronteira desmilitarizada que separa ambos os países.
Suh Ho, o chefe da delegação de trabalho da Coreia do Sul, aperta a mão do norte-coreano Parque Chol Su, durante iniício de reunião em Tongilgak, no lado norte-coreano de Panmunjom. (Foto: Yonhap / AP Photo)Suh Ho, o chefe da delegação de trabalho da Coreia do Sul, aperta a mão do norte-coreano Parque Chol Su, durante iniício de reunião em Tongilgak, no lado norte-coreano de Panmunjom. (Foto: Yonhap / AP Photo)
Em uma primeira rodada de diálogo, ambas as partes expressaram prioridades e exigências divergentes, o que fez pensar que o debate sobre o futuro de Kaesong voltaria a ficar em ponto morto.
No entanto, os representantes das duas delegações foram capazes de pactuar um meio termo nos assuntos que eram considerados mais urgentes para que o polígono industrial retorne à normalidade, explicou um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano citado pela agência de notícias 'Yonhap'.
Segundo o acordo, no dia 10 de julho empresários sul-coreanos, acompanhados por engenheiros do Sul, poderão inspecionar e realizar tarefas de manutenção em instalações e equipamentos do complexo, e poderão ser levados outra vez materiais e produtos que possam estar deteriorados por causa das chuvas da monção.
Do mesmo modo, a Unificação confirmou que Pyongyang concordou em fazer outra reunião, também no dia 10, para debater sobre a implementação de salvaguardas que evitem que o Norte volte a fechar arbitrariamente o complexo e que garantam seu funcionamento independentemente da situação política.
Seul considera esta uma condição indispensável para a reabertura de Kaesong.
Este é o primeiro acordo que as duas Coreias fazem após vários meses de tensão e de deterioração das relações bilaterais devido à campanha de ameaças de Pyongyang.
As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra, visto que o conflito entre ambas (1950-1953) terminou com um cessar-fogo e não com um tratado de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário