MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de julho de 2013

Consumo de alimentos crus pode trazer contaminação, diz nutricionista


‘Peixe cru merece muita atenção’, alerta Karin Honorato.
Ela apresenta principais alimentos que não devem ser consumidos crus.

Do G1 MG

O consumo de alguns alimentos crus pode trazer bactérias, toxinas, e até doenças, segundo a nutricionista Karin Honorato. A especialista lista, na coluna deste sábado (6), alimentos que devem ser evitados quando crus. Além disso, ela apresenta os nutrientes.

“o espinafre é a hortaliça mais rica em cálcio e ferro”, informa Karin. Entretanto, segundo a nutricionista, o alimento é muito rico em ácido oxálico, que é uma substância que atrapalha absorção do cálcio e do ferro. Portanto, o espinafre deve ser consumido refogado ou cozido. Dessa forma, o risco de formação de cálculos renais é reduzido, de acordo com Karin Honorato.

As amêndoas e as castanhas de caju também são alimentos que não podem ser consumidos crus, segundo a nutricionista. “Eles possuem toxinas conhecidas como uruxiol, que também são prejudiciais para a saúde”. De acordo com Karin, esses alimentos devem ser consumidos cozidos ou levemente torradas.
Conforme a nutricionista, o leite retirado da vaca e imediatamente consumido pode ser prejudicial. “Assim o risco de contaminação bacteriana aumenta”.

O ovo, segundo Karin, é um alimento muito rico em nutrientes. Ela explica, porém, que deve haver cuidado ao consumi-lo cru. “Tanto no interior, como na casca do ovo pode haver o risco de contaminação por uma bactéria que se chama salmonella”, destaca a nutricionista.

“O peixe cru merece muita atenção”, alerta Karin Honorato. Segundo ela, o consumo deste alimento cru pode causar a difilobotríase, um tipo de tênia causada por um verme. A carne vermelha também pode trazer contaminação. De acordo com a nutricionista, o consumo de carne vermelha crua pode trazer a toxoplasmose. “Consumir carne muito mal passada ou totalmente crua sem saber bem a procedência é um risco muito grande para a saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário