MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

Com baixa procura, sobram leitos do SUS em hospital de Nova Veneza


Local pode atender mais de 300 internações por mês; média é de 100.
Por causa da baixa procura, 20 leitos do hospital foram desativados.

Fabio Cadorin Do G1 SC

Hospital em Nova Veneza (Foto: Reprodução/RBS TV)Hospital em Nova Veneza (Foto: Reprodução/RBS TV)

Ao contrário de muitos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, onde a superlotação é comum, quase 70% dos leitos do Hospital São Marcos, de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, costumam ficar vazios. A unidade hospitalar tem capacidade para mais de 300 internações por mês, mas a média de ocupação fica em pouco mais de 100.
Segundo Adjalma Mastella, assessor técnico do Hospital, isso acontece porque a maior parte dos pacientes tem por hábito recorrer a unidades maiores. "Eles vão direto onde acreditam que tem mais especialidades, mas esquecem que vão encontrar filas e demora no atendimento. Se procurassem os hospitais menores, nos seus municípios, não só teriam o atendimento mais rápido como ajudariam a desafogar as filas nos hospitais de referência da região".
Ele diz que a falta de conhecimento da população sobre a estrutura do hospital também faz com que a procura seja baixa. "Muitos não conhecem os serviços que oferecemos. E se for necessário encaminhar um paciente com urgência a algum especialista de outro hospital, o caminho pode ser abreviado se o pedido já partir de um médico daqui", afirma.
Por causa da baixa procura, 20 leitos do hospital foram desativados. Outros 49 permanecem à disposição dos pacientes. A Direção da unidade já se reuniu com prefeitos de municípios vizinhos que não possuem atendimento médico desse porte ou têm grandes hospitais com problemas de superlotação para estudar meios de captar pacientes.
De acordo com Mastella, se houvesse maior demanda, o Hospital São Marcos também teria mais recursos para investir em ampliação e melhorias. "Poderíamos até mesmo virar uma instituição de referência em alguma especialidade. Mas com poucos pacientes e recursos escassos, isso se torna inviável", explica.
O hospital de Nova Veneza conta hoje com 18 médicos e outros 50 profissionais para os demais atendimentos em saúde, manutenção e administração. Atende casos de baixa e médica complexidade. A unidade tem pronto-socorro 24 horas, setores de clínica geral, cirurgia geral, maternidade e obstetrícia, além de pediatria. O hospital é filantrópico e todos os serviços podem ser prestados pelo SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário