MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cascata, plantas e animais são atrativos de jardim botânico no RS


Jardim Botânico de Lajeado é considerado um dos mais bonitos do estado.
Área de 26 h abriga 238 espécies vegetais e serve de refúgio para animais.

Do G1 RS

Jardim Botânico Lajeado RS (Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação)Corredor de palmeiras recepciona os visitantes do Jardim Botânico (Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação)
Muito verde, plantas exóticas e animais raros. O cenário poderia muito bem descrever um paraíso natural, mas é encontrado pertinho da área urbana de Lajeado, na Região Central do Rio Grande do Sul. Trata-se do Jardim Botânico da cidade, um dos mais bonitos do estado.
Localizado a cerca de um quilômetro do centro do município, o Jardim Botânico ocupa uma área de 26 hectares onde é possível desfrutar de muita tranquilidade e apreciar belas paisagens, com direito a cascatas, espécies exóticas de plantas e até animais ameaçados de extinção.
O terreno às margens da ERS-413, adquirido pela prefeitura de Lajeado em 1995, anteriormente era destinado à agricultura. Fato que, segundo o biólogo responsável pelo local, Leonardo Basanella, causou o corte da vegetação nativa e hoje resulta em uma mata totalmente renovada.
“O prefeito era biólogo e comprou essa área pra fazer o Jardim Botânico. A vegetação era de pasto e a maior parte foi cortada. Então, toda essa vegetação atual é nova, não tem galhos grossos, nem árvores muito altas”, explica Basanella.
No total, o Jardim Botânico de Lajeado abriga mais de 238 espécies de plantas, entre elas árvores jovens de todas as regiões do Rio Grande do Sul. No local é possível encontrar mais de 25 espécies botânicas ameaçadas de extinção, como bromélias, palmeiras do sul e cactos.
Um Horto Florestal é destinado ao cultivo de espécies de plantas nativas e exóticas para o reflorestamento e consumo dos visitantes. A área ambiental abriga uma coleção de tipos exóticos como a Sequoia-Gigante, que quando adulta chega a medir até 100 metros de altura.
Jardim Botânico Lajeado RS (Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação)Cascatas nas trilhas são atração para os visitantes
(Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação)
Mais que garantir a continuidade à vegetação, o local oferece aulas de conscientização para alunos da região. Projetos de preservação são realizados constantemente no espaço de Educação Ambiental, diz Lúcia Duarte, chefe de serviços do Jardim Botânico.
“Nós temos oficinas, com salas para os alunos, onde nós ensinamos todo o tipo de coisa, desde dicas de reciclagem até o cultivo de hortas”, explica Lúcia, acrescentando que o espaço do jardim é aberto para estudantes e pesquisadores em geral.
Da área total do parque, 12 hectares são de mata fechada, local de refúgio de animais raros. Com um pouco de sorte, os visitantes podem encontrar no local animais como lontra, gato-do-mato, esquilos e anfíbios ameaçados de extinção, além de uma vasta quantidade de insetos.
“Como a área em volta do jardim foi devastada, aqui é um refugio para os animais. Eles não têm para onde ir e buscam esse local porque aqui ficam seguros”, explica Leonardo.
Duas cascatas completam o visual e são mais um atrativo do espaço que é considerado um pulmão natural em meio à cidade. O Jardim Botânico de Lajeado fica aberto todos os dias e também oferece visitas guiadas pelas trilhas. Mais informações a agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3982-1099.

Nenhum comentário:

Postar um comentário