MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bahia é o estado brasileiro que tem mais pontos de observação das baleias jubarte


De acordo com o Instituto de Baleias Jubarte (IBJ), a costa brasileira deve receber 14 mil baleias, que virão para se reproduzir, amamentar e cuidar dos seus filhotes, neste período

22/07/2013 -IG
Foto: Gabriel Carvalho
Está aberta e segue até novembro a temporada de baleias jubarte na Bahia, estado que possui o maior número de destinos para a observação dos mamíferos gigantes, sendo 11 no total.
De acordo com o Instituto de Baleias Jubarte (IBJ), a costa brasileira deve receber 14 mil baleias, que virão para se reproduzir, amamentar e cuidar dos seus filhotes, neste período.
Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral baiano é escolhido como o local de permanência desses gigantes aquáticos durante quatro meses.
Os técnicos do Instituto de Baleias Jubarte(IBJ) afirmam que a Bahia é o estado que oferece mais chances de ver o espetáculo proporcionado pelos mamíferos, inclusive por abrigar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental.
A maneira mais fácil de se chegar ao destino é através da cidade de Caravelas, localizada a 870 quilômetros de Salvador.
Localizado no sul da Bahia, o parque concentra maior número dos mamíferos da espécie jubarte.Criado há 20 anos pelo Ibama, o parque é um conjunto de ilhas vulcânicas e recifes coralíneos.
Outros destinos
Além de Abrolhos, os mamíferos também podem ser vistos em outros pontos como Prado, Alcobaça e Nova Viçosa, que compõem a zona turística que leva o nome de Costa das Baleias.
Em Porto Seguro, Praia do Forte e Morro de São Paulo empresas de turismo também organizam passeios de observação dos simpáticos bichos.
Praia do Forte, localidade conhecida como a “Polinésia Brasileira”, é o local onde os mamíferos ficam mais próximos. O destino reserva 12 quilômetros de praias formadas por piscinas naturais e arrecifes.
Mas não termina por aí, pois o show proporcionado pelos mamíferos que viajam cerca de três meses para abandonar as águas frias da Antártica e chegar até costa brasileira podem ser apreciados em diversos destinos do Estado como, Itacaré, Caravelas, Barra Grande e Cumuruxatiba.
Durante a temporada, os mamíferos aproveitam para se acasalar e ter filhotes no litoral brasileiro. Sempre há disputa dos machos pelas fêmeas, que saltam e batem a calda nas águas para espantar os concorrentes, proporcionando, assim, um lindo espetáculo para os observadores.
Preservação e respeito à natureza são fundamentais - O coordenador ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Sérgio Cipolotti, lembra os cuidados que a embarcação deve seguir durante a visita e que é preciso seguir as regras regulamentadas pelo Ibama, que inclui distância mínima permitida e o tempo máximo que se deve ficar observando.
“É uma experiência única e inesquecível que sensibiliza o turista que, muitas vezes, nunca viu um animal como a jubarte de perto, mas que precisa ser feita de acordo com as normas de segurança estabelecidas”, disse Sérgio que ressaltou .
A visita tem duração de cerca de cinco horas, com direito a palestra e custa, em média, R$155. Crianças de 5 a 10 anos pagam R$90. Para mais informações sobre as empresas basta entrar em contato com o Instituto Baleia Jubarte pelos telefones (71)3676-1463 e (73) 3297-1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário