MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de julho de 2013

Autora de hit da web sobre a Copa faz novo vídeo pedindo melhorias


Carla Dauden vive nos EUA e fez vídeo dizendo 'por que não vai à Copa'.
Agora ela pede que as pessoas cobrem medidas das autoridades.

Dp G1, em São Paulo

Carla Dauden em seu novo vídeo (Foto: Reprodução/Youtube/Carladauden)Carla Dauden em seu novo vídeo (Foto: Reprodução/Youtube/Carladauden)
A cineasta paulistana Carla Dauden, que ficou conhecida depois de gravar um vídeo em inglês no qual explica por que não vai à Copa do Mundo, postou outro vídeo em seu canal no YouTube chamado “Sim, você ainda pode ir à Copa do Mundo”.
Na gravação (veja aqui), ela diz que resolveu fazer essa segunda filmagem para passar adiante informações que conseguiu após a grande repercussão de seu primeiro vídeo, que já tem mais de 3,5 milhões de visualizações.
“Eu nunca poderia imaginar que meu protesto pessoal tomaria as dimensões que tomou. Mas através dele tive a oportunidade de me conectar com pessoas que têm feito a diferença desde que soubemos que seríamos sede da Copa do Mundo”, diz.
O argumento de Carla no novo vídeo é que, apesar de ter sido um erro querer a Copa no Brasil, após os protestos populares que começaram em junho ela acredita que é possível cobrar melhorias até que o evento seja realizado. 
Ela afirma que não vai à Copa – “eu provavelmente vou ser linchada se tentar aparecer”, explica --, mas propõe que os espectadores digam que vão ao evento desde que sejam efetuadas essas melhorias. “Que tal dizer que você vai à Copa se as coisas forem feitas propriamente de agora em diante?”, propõe.
As melhorias que ela defende são, entre outras medidas, o fim do que ela considera  "remoções forçadas" de moradores para a construção das obras, o fim do monopólio das vendas nos estádios e nos arredores, a discussão com a população dos investimentos que ainda estão por vir e a revogação da privatização do Maracanã.
A brasileira Carla Dauden no vídeo que gravou dizendo por que não vai à Copa do Mundo (Foto: Carla Dauden/Divulgação)Carla no primeiro vídeo que gravou
(Foto: Carla Dauden/Divulgação)
Ela também defende que a Fifa pague impostos e que o governo explique por que está gastando mais do que o previsto com o evento esportivo.
Em entrevista ao G1 logo após publicar o primeiro vídeo, Carla afirmou que havia sido mal-interpretada em alguns pontos. Na segunda filmagem, ela esclarece que não é a favor de discursos que coloquem em risco o estado de direito nem de um impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Não sou jornalista, ativista nem politica, sou uma cineasta e essa é a causa em que eu acredito”, finaliza.
‘Sou brasileira e não vou à Copa’
No primeiro vídeo, postado no dia 17 de junho, Carla, que mora nos Estados Unidos, expôs os custos da preparação da Copa do Mundo no Brasil e questionou se esses gastos não poderiam ser direcionados para outras prioridades, como saúde e educação.
Em menos de 48 horas, o vídeo já sido visto por quase 770 mil pessoas e curtido por mais de 26 mil. A cineasta recebeu ligações de meios de comunicação da Inglaterra, da Irlanda, do Canadá, da Bélgica e da Colômbia, entre outros países, e deu várias entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário