MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Atos buscam mudança na legislação trabalhista e reforma política em SE


Dia Nacional de Lutas tem atos realizados em todo o país.
Um dos pedidos é a redução da jornada de trabalho para 40 horas.

Fredson Navarro e Flávio Antunes Do G1 SE

Manifestantes se concentram na praça Fausto Cardoso em Aracaju (Foto: Flávio Antunes/G1)Manifestantes se concentram na praça Fausto Cardoso em Aracaju (Foto: Flávio Antunes/G1)
Os movimentos sindicais que foram iniciados desde as primeiras horas desta quinta-feira (11) em diversos pontos de Sergipe, seguem nesta tarde em Aracaju, no Dia Nacional de Lutas. Por volta das 15h dezenas de servidores públicos já se aglomeraram na Praça Fausto Cardoso, no Centro, onde a concentração foi realizada. De lá, seguiram em passeata pelas avenidas Ivo do Prado, Barão de Maruim e Beira Mar.

O pedido para a realização do plebiscito sobre a reforma política também foi lembrado por parte dos manifestantes.“Somos a favor do plebiscito e contra o referendo. O plebiscito vai beneficiar Sergipe e o Brasil. O plebiscito é uma radiografia do que o povo pensa e deseja”, garante Rubens Marques de Souza, presidente da CUT.
Ao menos 10 sindicatos e grupos não ligados a partidos participam dos atos. A manifestação foi convocada há algumas semanas pelas centrais sindicais, principalmente pela internet, para pedir, entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário. Os atos são planejados na esteira da onda de manifestações realizadas em junho no país.

A pauta das centrais sindicais prevê redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais sem redução de salários; fim do PL 4330, que trata da terceirização; fim do fator previdenciário; destinação de 10% do PIB para a educação e de 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; valorização das aposentadorias;democratização da comunicação; reforma agrária, segurança pública e suspensão dos leilões de petróleo.

Mais de 10 categorias anunciaram participação na série de manifestações e alteou  serviços de diversos setores da sociedade como saúde, trânsito, a segurança, a educação e o funcionalismo público.
Trechos de BR's são bloqueados
As manifestações foram iniciadas no início da manhãquando foram bloquearam trechos das BRs 101 e 235. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito é complicado nas imediações dos municípios da Japaratuba, Itaporanga D´Ajuda, Carmópolis, Cristinápolis, Japoatã e Malhada dos Bois. Os primeiros bloqueios registrados na BR 101 foram nos trechos das cidades de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, e Carmópolis, a 47km, da capital,  onde os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira. Por volta das 9h, a BR 235 em Carira, a 112 km de Aracaju, também foi fechada. No mesmo horário, outro bloqueio foi montado na Linha Verde, que liga os estados de Sergipe e Bahia, no município Indiaroba, a 100 km da capital.

Médicos aderem a paralisação
Os médicos protestaram em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Bairro Siqueira Campos, na Zona Oeste de Aracaju, e reivindicaram melhorias no serviço público de saúde em especial ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atua de maneira precária em todo o país.
Samu
Condutores de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sergipe realizam uma paralisação de 24h. Desde as 6h da manhã desta quinta-feira (11), eles estão reunidos em frente à sede do serviço na Rua Sergipe, no Bairro Siqueira Campos.

'Acorda Aracaju'
O Movimento Não Pago de Aracaju se mobilizou desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11), para apoiar as manifestações realizadas por diversos sindicatos no Estado.Segundo o assessor de comunicação do movimento, Flávio Marcel Menezes Valério, a meta do grupo de aproximadamente 200 pessoas foi oferecer apoio aos movimentos de moradia popular e transporte público, além de apoiar as reivindicações nacionais.

Bancos são fechados
As agências bancárias que funcionam em Aracaju, em Sergipe, suspenderam o atendimento ao público nesta quinta-feira (11) em adesão ao ‘Dia Nacional de Lutas’. Apesar de a imprensa ter divulgado que os bancos estariam fechados, teve gente que buscou o serviço. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, a decisão de fechar as agências partiu após assembleia realizada com a categoria na terça-feira (9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário