MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aparelho de R$ 9 milhões segue sem uso no aeroporto de Campina Grande


Equipamento instalado pela Aeronáutica não tem previsão de utilização.
ILS permite pouso seguro em situações de nebulosidade.

Do G1 PB

Instalado há três meses no Aeroporto João Suassuna em Campina Grande, continua sem uso o equipamento que permitiria o pouso seguro mesmo em dias de clima nebuloso na região. Segundo a superintendência do aeroporto, o aparelho que custou cerca de R$ 9 milhões se encontra ainda em fase de testes e não há nenhuma previsão de quando ele poderá ser utilizado.
O aparelho ILS adquirido e instalado totalmente com recursos da Aeronáutica está disponível desde abril e segue em fase de testes internos, aguardando a homologação de uso. A expectativa da administração do Aeroporto João Suassuna é de que os testes continuem por mais dois meses, em seguida sendo encaminhado o pedido de liberação para a Infraero.
A demora se dá na liberação por parte da Aeronáutica, que posteriormente repassa um relatório à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). "O prazo é longo mesmo, não tem como precisar", disse o superintendente Nilson José da Silva.
Desde o início do ano, 18 aeronaves não pousaram em Campina Grande por falta de visibilidade. O ILS conta com uma tecnologia de aproximação e precisão que diminui a dificuldade de pouso em neblina, disponibilizando informações a pilotos de aeronaves sobre a meteorologia e auxiliando na elaboração de planos de voo. Porém, mesmo com seu funcionamento não haverá garantia completa de aterrisagens, segundo a Infraero.
"Estamos em uma fase de adequação que dura um bom tempo, isso vale para qualquer equipamento instalado em um aeroporto no país. Após a fase de testes, em mais um ou dois meses, e ainda depois que houver a homologação da Infraero, é que ele poderá começar a ser utilizado", informou o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário