MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

Antes da viagem rumo à JMJ, jovens de Cuiabá ganham bênção especial


Missa de envio, neste domingo (21), marcou envio de jovens para a JMJ.
Grupo de Cuiabá vai se juntar aos milhares de peregrinos de todo mundo.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Peregrinos de Cuiabá viajam rumo ao Rio de Janeiro, para a JMJ, participaram de uma missa de envio neste domingo (21).  (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)Peregrinos de Cuiabá viajam rumo ao Rio de Janeiro, para a JMJ, participaram de uma missa de envio neste domingo (21). (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
Eles são em torno de 40 jovens com idades a partir dos 12 anos e que, na próxima semana, vão se juntar aos milhares de peregrinos de todo o mundo na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ). Praticamente às vésperas da JMJ, o grupo de Cuiabá não esconde a ansiedade. Às 4h da manhã parte dos viajantes já estava de pé, pronto para o dia que começava.

"Ninguém dormiu. Todos estamos ansiosos porque este é um evento que reunirá jovens do mundo todo", disse Luísa Rocha, 12 anos, e que pela primeira vez participará da JMJ. Luísa viaja acompanhada da mãe, Tania Rocha.
"Será uma experiência para se viver e o importante é a alegria no coração. Não importa como estamos por fora, mas como receber Cristo", disse ao G1.

Na manhã deste domingo (21) os jovens participaram do último compromisso na paróquia da qual fazem parte. Foi na missa de envio do grupo para a JMJ, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, ligada à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que todos fizeram suas orações, preces e pedidos.

Momento de oração durante celebração de envio de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Cuiabá, para a JMJ. (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)Momento de oração durante celebração de envio de jovens
da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
"Dormi pouco, mas estou disposto porque vamos para essa missão", comemorou Paulo Rodrigo, 29 anos. Os mato-grossenses vão para a JMJ uniformizados, levandos faixas e bandeiras de Mato Grosso e do Brasil e dizem estar prontos para conhecer jovens de todo o mundo. O avião que sai de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, e segue até o Rio de Janeiro, percorrerá uma distância superior a 1,5 mil quilômetros.
A Jornada Mundial da Juventude será realizada entre os dias 23 e 28 e vai contar com a presença do Papa Francisco. "Será um momento de fraternindade universal, experiência única de estar com tantos povos diferentes", lembrou durante a celebração o frei Fransciscano Moacyr Malaquias Júnior. Pároco na Paróquia Nossa de Guadalupe ele celebrou o envio dos jovens da capital mato-grossense.
O Guia
Arte Mapa Catequeses (Foto: Daniel Roda/ G1)Arte Mapa Catequeses (Foto: Daniel Roda/ G1)
Durante a JMJ o também frei Franciscano Jorge Vasconcelos vai se afastar temporariamente dos trabalhos diários na igreja em Cuiabá para assumir a coordenação da equipe.
Para a maratona de atividades que terá pela frente ele vai trabalhar na gestão dos grupos e acompanhar os peregrinos durante agendas da JMJ, mas também em passeios pelo Rio.
"Eles estão todos ansiosos, mas movidos pela novidade", falou o líder religioso, lembrando ser necessário ter fôlego para acompanhar a comitiva.
Também neste domingo na Arquidiocese de Cuiabá, outras atividades marcaram o envio de jovens à Jornada Mundial. Apenas da capital está prevista a participação de pelo menos mil pessoas na JMJ.

A 28ª JMJ será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 na cidade carioca. A programação varia em catequeses promovidas pelos bispos em vários idiomas, missas, festivais culturais de música e dança.
Os jovens também terão uma via-sacra e uma vigília com a presença do Papa Francisco.
Expectativa da organização é que durante os dias do evento mais de dois milhões de turistas passem pelo Rio de Janeiro.
O tema da edição 2013 da Jornada é "Ide e Fazeis Discípulos". Ela é o maior encontro internacional de jovens com o Papa e foi criada em 1984.
A primeira edição, realizou-se em Roma no ano de 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário