MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Alta no preço de hortaliças é maior que a inflação na Grande Belém


Segundo Dieese, preço dos produtos sofreu reajustes de até 122%.
Inflação calculada para o primeiro semestre foi de 3,4%.

Do G1 PA

Preço da beterraba aumentou em 40% em uma semana (Foto: Reprodução/TV Integração)Preço da beterraba aumentou em 122% no primeiro semestre de 2013, em Belém (Foto: Reprodução/TV Integração)
Hortaliças, verduras e legumes ficaram mais caros na Grande Belém neste primeiro semestre de 2013, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgado nesta sexta-feira (5). De acordo com o levantamento, o aumento no valor dos produtos no período foi maior do que a inflação, calculada em 3,4%.
Nos seis primeiros meses do ano, a beterraba figurou entre as mais caras dos produtos horti, com reajuste de aproximadamente 122%. Outros produtos, como repolho, batata lavada, cenoura, pimentão verde e alface, tiveram aumento de 7 a 50%. A inflação prevista para o mesmo período foi de de 3,4%.
Segundo o Dieese, o motivo dos reajustes está ligado ao Pará importar grande parte destes produtos e, por isso, fica sujeito a uma série de fatores desfavoráveis que ocorrem durante boa parte do ano.
Mês de junho
A pesquisa foi feita nas principais feiras e supermercados da região metropolitana. O Dieese aponta que o custo do maço do jambu, hortaliça típica do cardápio paraense, teve aumento de 8,26% no valor no mês de junho. Outros itens como cheiro-verde, chicória, chuchu e cebolinha tiveram altas que variam entre 2% e 6%. A inflação prevista para o período foi de 0,4%.
Recuo
Apesar das altas, alguns produtos horti apresentaram queda no preço no mês de junho. Entre os principais alimentos com recuo no preço estão a macaxeira (kg), com queda de 11,06 %; a beterraba (kg), com queda de 6,07 % e o pepino (kg), com queda de 4,20%. O tomate (kg), que chegou a ter altas expressivas durante o ano, também fechou o mês de junho de 2013 em queda, com preços variando entre R$ 3,50 e R$ 4,99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário