MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Alimentação na melhora da acne

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado



Uma boa higiene da pele e o uso indicado por um dermatologista de cremes e géis são necessários para o tratamento. A alimentação também entra como coadjuvante, pois a acne é uma condição inflamatória e, alimentos e ativos antiinflamatórios são indicados. Dietas ricas em gordura e açúcar aumentam a inflamação ao contrário de dietas ricas em fibras, gorduras insaturadas e carboidratos complexos. Posto isso, um maior consumo de frutas, verduras, legumes, peixes, integrais e oleaginosas é fundamental.
A P. acnes produz enzimas envolvidas na inflamação que é atenuada pelo consumo de alimentos ricos em ômega-3, como o peixe, a linhaça e a chia. Os probióticos auxiliam na saúde intestinal e impedem que bactérias "ruins" se instalem. Estudos demonstraram que pessoas com acne tem menos zinco que pode ser encontrado no germe de trigo, castanha do pará e carnes em geral. Outro mineral importante é o selênio que por ter ação antioxidante melhora o aspecto da acne e pode ser encontrado também na castanha do pará. Com relaçao às vitaminas, as mais importantes pra esse quadro são: A, B5 e B6.
O nutricionista é peça chave na melhor escolha e distribuição desses nutrientes na dieta e, se necessário, indica uma suplementação que ajude no tratamento desse quadro.
Referência:
PUJOL, A.P. Nutrição aplicada à estética. Editora Rubio. Rio de Janeiro, 2011.
Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário