MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Alergias atingem 40% da população

Cláudio Bandeira  A TARDE

  • Gildo Lima | Ag. A TARDE
    Bichos de pelúcia podem juntar ácaros e piorar quadros de rinite
Nesta segunda, 8, é o Dia Mundial da Alergia, data criada para  alertar sobre as doenças alérgicas, que atingem 40% da população mundial, segundo a  Organização Mundial da Saúde (OMS).
A alergia  é  uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a determinada  substância estranha ao organismo (antígeno), explica  Ana Paula Moschioni Castro, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e médica da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP.
Segundo ela,  a crise alérgica acomete  indivíduos geneticamente suscetíveis.  Há diversos  tipos de alergia, como a rinite alérgica, a conjuntivite alérgica, a dermatite atópica (bolhas na pele seguidas de coceira)  e a urticária.

A rinite alérgica, contudo, é tida como um problema de saúde pública mundial, pois, segundo o estudo Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma (ARIA),  atinge cerca de 20% das pessoas no planeta.
A médica cita dados da OMS segundo os quais 400 milhões de indivíduos desenvolvem  rinite anualmente.
Inflamação - A rinite alérgica ocorre em função de um processo inflamatório da mucosa nasal decorrente de uma reação exagerada a um ou mais alérgenos. Essas substâncias  são interpretadas pelo sistema imunológico como  agressoras. Em decorrência, o organismo  reage causando os sintomas da rinite: crises de espirros, coriza, obstrução nasal (nariz entupido), dor de cabeça, lacrimejamento, coceira no nariz, nos olhos, na garganta e no céu da boca.
"Vale ressaltar que a rinite alérgica não é uma infecção, mas um processo de hipersensibilidade da mucosa que reveste o nariz. Não é contagiosa, não causa febre, não compromete o estado geral do paciente e costuma ter duração variável, dependendo da intensidade e frequência de exposição aos alérgenos", explica o médico Dirceu Solé, alergologista e imunologista, professor titular da disciplina alergia, imunologia clínica e reumatologia do Departamento de Pediatria da Unifesp - EPM.
Apesar de ter origem genética, as crises alérgicas podem ser controladas com medicação orientada pelo médico, além de cuidados com o ambiente onde se vive, uma vez que os fatores desencadeantes mais comuns da rinite  são os ácaros,  pelos, saliva, urina e fezes de animais domésticos; fungos e polens das flores.
"Na casa dos pacientes, a limpeza deve ser constante, utilizando panos úmidos, pois vassouras e espanadores só espalham a poeira", recomenda a médica Ana Paula Moschioni Castro.

Mitos e verdades sobre alergia:

1. Ar-condicionado faz mal a alérgicos?
Não, desde que o paciente esteja controlado e a manutenção do aparelho  seja feita periódica e corretamente
2. A rinite alérgica é contagiosa?
Não. Trata-se de uma doença crônica de caráter hereditário
3. Se a rinite não tem cura, não adianta tratar?
Não há cura, porém, com tratamento adequado, as crises são mais leves e passam a ocorrer com menos frequência, garantindo melhor qualidade de vida aos portadores
4. Fazer natação cura asma?
Não, porém é um excelente exercício e ajuda a aumentar a capacidade pulmonar dos indivíduos asmáticos
5. Asmático não deve praticar esportes? 
Apesar de exercício poder ser desencadeante de alguns tipos de asma, pacientes controlados podem e devem praticar esportes, pois isso garante vários outros benefícios
6. Travesseiros e colchões antialérgicos não necessitam de capas antialérgicas? 
Falso. As capas antialérgicas são necessárias, pois têm película emborrachada que evita que fungos e ácaros proliferem dentro do enchimento
7. Vacinas antialérgicas engordam?
Não, elas apenas dessensibilizam o organismo do alérgico contra alérgenos
8. Banho frio cura alergia?
Não. O ideal é não utilizar temperatura de água nem muito fria, nem muito quente. Prefira água morna
9. Sorvete pode desencadear crise de rinite alérgica? 
Não, o que causa a crise é a exposição a alérgenos
*Fonte: claritin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário