MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

Alagoana utiliza garrafas pet para armazenar alimentos a longo prazo


Dona Azaílde conta que já guarda grãos dessa forma há mais de 30 anos.
Nutricionista adverte que alimentos podem perder propriedades.

Do G1 AL

Proteger-se contra tempos de emergência financeira e ao mesmo tempo colaborar com a preservação da natureza. É isso que aprendem os membros de uma igreja em Maceió, através de uma técnica conhecida como armazenamento. Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.
Alimentos são armazenados em garrafas pet na casa de dona Azaílde. (Foto: Derek Gustavo/G1)Alimentos são armazenados em garrafas pet na casa de dona Azaílde. (Foto: Derek Gustavo/G1)
A dona de casa Azaílde de Jesus Santana, moradora do bairro da Santa Lúcia, em Maceió, é uma das que seguem a doutrina do armazenamento à risca, desde que entrou na igreja há mais de 30 anos. Ela conta que, ao ouvir falar disso, achou que fosse algo difícil que ela, mais pobre na época, não conseguiria fazer.
“Os líderes da igreja nos falavam bastante a respeito de nos preparamos para os tempos de crise, e uma das formas seria fazer esse estoque de alimentos e outros itens em casa. No começo eu ia juntando o arroz ou o feijão que sobrava das compras do mês. E de pouco em pouco eu consegui formar um estoque para cinco anos, entre comida e material de higiene e limpeza. Isso foi muito útil nos períodos em que estive desempregada e tinha que alimentar meus filhos”, diz Azaílde.
Desde então, a dona de casa vem ensinando seus vizinhos e os demais membros da igreja sobre a importância de se manter um estoque “de emergência” de alguns itens básicos. E por mais incrível que pareça, a preparação dos materiais necessários para se armazenar não é algo complicado.
Dona de casa garante que a maneira como o alimento é preparado para ser armazenado é importante. (Foto: Derek Gustavo/G1)Dona de casa garante que a maneira como o
alimento é preparado para ser armazenado
é importante. (Foto: Derek Gustavo/G1)
Técnica de estoque
À pedido da reportagem do G1, dona Azaílde mostrou o procedimento que deve ser tomado para a estocagem correta do arroz.
“O primeiro passo é limpar e esterilizar a garrafa, com água quente. É importante também secá-la muito bem. Cada alimento exige um processo diferente. Antes de armazenar o arroz tipo 1, por exemplo, é importante misturá-lo bastante com uma colher de óleo de cozinha para cada quilo, até que o arroz fique 'dourado'. Depois disso, é só colocar dentro da garrafa, com a ajuda de um funil, acomodando bem os grãos para que não fique nenhum espaço vazio”, explica Azaílde.
Com a garrafa cheia, é só tampar novamente e se lembrar de colocar um rótulo, indicando o tipo de alimento e quando foi armazenado. As garrafas devem ser alocadas em um local seco, sem contato com a luz do sol e com uma temperatura de no máximo 24ºC. Dona Azaílde ainda explica que os alimentos armazenados tendem a ficar mais secos que os frescos, mas as propriedades e o sabor permanecem os mesmos.
A dona de casa conclui dizendo que sempre que possível é bom que o estoque seja renovado, incluindo novos alimentos e consumindo os mais antigos. “Precisamos aprender a economizar, pois estamos passando tempos de dificuldade. O mundo está prestes a enfrentar um colapso econômico e na produção de alimentos, então tudo o que pudermos fazer para não sofrer tanto impacto é importante”.
Sem risco à saúde
De acordo com a nutricionista Yanna Mafra, o armazenamento de qualquer alimento, quando feito da forma correta não traz problemas à saúde. “No caso dos alimentos secos, como os grãos, por exemplo, se eles forem armazenado em local que não tenha umidade e sem contato com o ar, podem ficar guardados por muito mais tempo do que o normal”.
Yanna ainda faz algumas outras recomendações. Para os alimentos congelados, o ideal é que sejam descongelados uma única vez, sem voltar para a geladeira. Além disso, esse tipo de alimentos só podem ser armazenados por no máximo 30 dias. “É importante frisar que os alimentos, com o passar do tempo ou na forma que é preparado, perdem suas propriedades. Então as pessoas devem ficar atentas a como armazenam e por quanto tempo o fazem”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário