MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de julho de 2013

Agência Sanitária apura se leite do Fome Zero infectou crianças no Ceará


PRF apreendeu carga de leite do Fome Zero sem condições sanitárias.
Leite apreendido será incinerado, segundo vigilância sanitária municipal.

Do G1 CE

Leite era transportado em condições sanitárias inadequadas, no Ceará (Foto: PRF-CE/Divulgação)Leite era transportado em condições sanitárias inadequadas, no Ceará (Foto: PRF-CE/Divulgação)
A Agência Sanitária vai investigar se crianças das cidades de Itatira e Madalena, no Ceará, foram infectadas devido ao leite que era distribuído sem condições sanitárias adequadas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. O órgão estima que cerca de duas mil famílias tenha ingerido o leite distribuído sem cuidados com a higiene do transporte.
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa que distribui o leite, "manifesta sua indignação ao tomar conhecimento da apreensão, pela Polícia Rodoviária Federal no estado do Ceará, de 2,5 mil litros de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) impróprios para consumo".
A apuração ocorre depois que uma carga de leite destinada a crianças foi apreendida, na  quarta-feira pela PRF-CE. Baratas andavam sobre os sacos, transportados em um caminhão sem refrigeração dequada. A carga foi apreendida no km 214 da BR-020.
Todo o produto, assim como o veículo e o condutor, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Boa Viagem que acionou a Vigilância Sanitária local. Após a inspeção, o fiscal sanitário informou que toda a carga seria incinerada.
De acordo com os policiais, durante a abordagem da carga foram contabilizados cerca de 2.500 litros de leite ensacados. Segundo o condutor do carro e conforme recibos apresentados, o leite seria distribuído a crianças cadastradas pelo Programa Fome Zero, do Governo Federal, das secretarias de Saúde de Madalena e Itatira.
De acordo com a PRF-CE, o motorista também informou que já haviam sido entregues 5.335 sacos de leite no município de Boa Viagem, pouco antes da abordagem. A secretária de Saúde de Boa Viagem, Rosivalda Ferreira de Almeida, disse que o leite distribuído no município estava dentro dos padrões sanitários e de refrigração. "Nós fizemos o teste, inclusive fervemos parte do produto e estava em perfeitas condições".
O secretário de Saúde e Saneamento de Itatira, David Vieira, disse ao G1 que não havia sido comunicado dessa apreensão e que a partir de agora vai acompanhar mais de perto a distribuição do leite, inclusive com análise do produto por técnicos da secretaria. O G1 tentou falar com representantes da Prefeitura de Madalena, mas os telefones não atenderam.
"Na delegacia, a nossa fiscalização identificou que o caminhão que transportava o leite estava com temperatura de 25°, quando esse tipo de produto deve ser transportado a uma temperatura de, no máximo, 7°", diz a secretária Rosivalda Ferreira de Almeida.
Programa de Aquisição de Alimentos
O leite que seria levado a crianças é distribuído pelo governo federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Leite). O PAA Leite foi criado em 2003 e repassa recursos aos estados para a compra de leite de agricultores familiares. Cabe ao estado contratar as empresas que beneficiam e entregam o produto nos municípios, assim como fiscalizar e controlar a qualidade do leite entregue. "O MDS tomará todas as medidas necessárias para auxiliar na identificação e punição dos responsáveis para que tal fato não torne a se repetir", diz o ministério, em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário