MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ações visam mudar cultura masculina em relação à saúde

Cláudio Bandeira  A TARDE

  • Fernando Vivas | Ag. A TARDE
    Fatia de 100 gramas de picanha tem quase 300 calorias
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) formalizou uma área técnica focada na saúde masculina a partir de 2007, dois anos antes do Ministério da Saúde (MS) ter lançado a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, em 2009. A meta é que homens entre  20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.
Através de ações educativas e de conscientização, a Coordenação de Cuidados por Ciclos de Vida e Gênero da Sesab  fomenta o apoio aos municípios com mais de 100 mil habitantes, seguindo  plano estipulado pelo MS.
As principais causas de óbito masculino no Brasil são as externas (acidentes, armas de fogo, armas branca, drogas), neoplasias e doenças do aparelho circulatório, explica a coordenadora do setor, a enfermeira Olga Sampaio. "A partir do diagnóstico situacional é possível priorizar ações na faixa mais atingida entre 25 a 49 anos", explica.

Obesidade
Os exageros gastronômicos contribuem para que 31% dos cinco mil homens pesquisados pela Sociedade Brasileira de Urologia percebam aumento da circunferência abdominal.
A questão é como manter a balança sob controle? "Não tem problema se você pesar um quilo a mais na segunda-feira, contanto que ele tenha sido perdido até sexta-feira", afirma a nutricionista Eloísa Padilha, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Andar de bicicleta por meia hora equivale à mesma quantidade de calorias de uma lata de cerveja: 147 calorias.  As carnes vermelhas, em particular, a picanha, tem 287 calorias em uma fatia de 100 gramas. O mesmo eliminado em 40 min. de caminhada.

Tratamento inovador reduz sequelas após cirurgia

Um tratamento inovador contra o câncer de próstata, que utiliza ondas sonoras de alta frequência, pode ser uma alternativa viável à cirurgia e à radioterapia com menos riscos de causar incontinência urinária e impotência, afirmaram cientistas.
Um teste clínico, financiado pelo Conselho de Pesquisas Médicas britânico examinou a eficácia do tratamento, conhecido como ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU, na sigla em inglês), capaz de alcançar áreas medindo milímetros.
“Os resultados demonstram que 12 meses depois do tratamento, nenhum dos 41 homens do teste tiveram incontinência urinária e apenas 1 em 10 teve ereção fraca, ambas efeitos colaterais comuns do tratamento convencional”,  diz a avaliação publicada na  revista Lancet Oncology.
“A maioria dos homens (95%) ficou livre do câncer depois de um ano”, acrescentou. O câncer de próstata é a forma mais comum de câncer em homens.
Ondas sonoras
No Brasil, a versão da máquina Hifu  só existe no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.
O tratamento convencional consiste em radioterapia ou remoção cirúrgica da próstata, métodos que podem danificar o tecido saudável circundante, provocando em alguns casos disfunção erétil ou incontinência.
O HIFU atinge uma pequena área afetada pelo câncer. As ondas sonoras fazem com que o tecido vibre e esquente, matando as células cancerosas.
O procedimento é feito com anestesia geral e a maioria dos pacientes tem alta 24 horas depois.  "Nossos resultados são muito encorajadores”, afirmou o  pesquisador e médico Hashim Ahmed, que chefiou o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário