MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

À espera da neve, moradores e turistas aguentam frio de 0,4°C no RS


Temperatura foi registrada às 14h de domingo em São José dos Ausentes.
Frio, umidade e chuva aumentam as chances de neve no município gaúcho.

Caetanno Freitas Do G1 RS, em São José dos Ausentes

Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, não se fala em outra coisa. Todas as rodas de conversa discutem a possibilidade de nevar entre este domingo (21) e a segunda-feira (22). Pudera, já que o termômetro da cidade, localizada na Região dos Campos de Cima da Serra, marcava 0,4 °C em plena luz do dia, por volta das 14h. A umidade que escorre pelas paredes e a chuva fina, quase congelante, são fortes indícios de que a neve pode chegar a qualquer momento, satisfazendo a ansiedade dos turistas.
Termômetros marcaram 0,4ºC em São José dos Ausentes na tarde de domingo (Foto: Caetanno Freitas/G1)Termômetros marcaram 0,4ºC em São José dos
Ausentes na tarde de domingo
(Foto: Caetanno Freitas/G1)
O município, com pouco mais de 3,1 mil habitantes, segundo a prefeitura, fica na divisa com o estado de Santa Catarina. As cidades mais próximas, em solo gaúcho, são Bom Jesus e Vacaria. Do lado catarinense, São Joaquim aparece no mapa como cidade vizinha, assim como Araranguá e Criciúma. De Porto Alegre, são cerca de 230 km pela Rota do Sol, rodovia que dá acesso à maioria das cidades serranas.
Apesar do frio intenso, os moradores estão nas ruas, atônitos com a chegada de tantas pessoas de fora. Os dois hotéis da cidade estão lotados e já não há mais vagas para quem anda a procura da neve, fenômeno da natureza que aquece os negócios por aqui. Os restaurantes e as lancherias do município estão cheios, assim como o caixa, faturando com almoços, jantares e café da manhã.
"Muitos turistas visitam a nossa região nesta época. Só neste fim de semana, nós já recebemos cariocas, paulistas e até pessoas do exterior, como italianos e chilenos", comemora a atendente do ponto de informações turísticas da cidade, Alexia Pereira. Com uma manta que encobre o rosto e um casaco reforçado, ela interrompe a conversa para orientar três amigos que chegam ao balcão.
Turistas esperam pela chegada da neve em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)O carioca Sebastião Vieira visita São José dos
Ausentes com um casal de amigos
(Foto: Caetanno Freitas/G1)
Um deles é o professor de Geografia, Sebastião Vieira. Natural de Niterói, Rio de Janeiro, ele brinca que "fugiu" do Papa Francisco. Sua Santidade estará na capital fluminense a partir desta segunda-feira (22) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Acostumado com o frio dos gaúchos, ele fala com propriedade sobre a ocorrência da neve.
"Tem tudo para acontecer. Está caindo aquela chuva fina, temos umidade. Agora só falta a temperatura despencar. Se vier, vai ser ótimo. Eu nunca vi a neve. Só vi geada até agora. Como professor, sempre é interessante ver uma coisa para poder falar depois aos alunos", afirma Sebastião. Com embasamento técnico, ele tenta convencer que o fenômeno também ocorre no Rio de Janeiro. "Faz muito frio por lá também. Vocês gaúchos acham que não, mas no Parque Nacional do Itatiaia já peguei 7 graus abaixo de zero", recorda. "Em Friburgo dá geada também porque a cidade, o Pico da Caledônia, está a mais de 2 mil metros de altitude. No Pico das Agulhas Negras mais ainda. Lá dá neve e gela muito."
Em São José dos Ausentes, frio deve ser muito rigoroso na noite de domingo (Foto: Caetanno Freitas/G1)Em São José dos Ausentes, frio deve ser muito rigoroso na noite de domingo (Foto: Caetanno Freitas/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário