MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Servidores e ministro fazem 'abraço simbólico' ao Palácio do Itamaraty


Durante manifestação desta quinta, grupo invadiu e depredou palácio.
Foi ‘ato de intolerância e vandalismo covarde’, afirmou ministro Patriota.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

Ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e dos Direitos Humanos, maria do Rosário, dão abraço simbólico no Itamaraty (Foto: Mariana Oliveira)Ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota (segundo da esq. para dir.), e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (segunda, da dir. para a esq.), dão abraço simbólico no Itamaraty (Foto: Mariana Oliveira)
Servidores do Ministério das Relações Exteriores e o ministro da pasta, Antonio Patriota participaram nesta sexta-feira (21) de um abraço simbólico ao Palácio do Itamaraty, invadido e depredado por um grupo de participantes da manifestação de quinta que reuniu mais de 30 mil pessoas em Brasília.
Patriota classificou o episódio como “ato de intolerância e de vandalismo covarde”. O ministro falou após participar do ato ao lado da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Depois do abraço, Patriota seguiu para o interior do prédio acompanhado do ministro da Defesa, Celso Amorim, antecessor dele no cargo.
O Palácio do Itamaraty é sede do Ministério das Relações Exteriores e foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. É um dos pontos mais visitados da capital federal. Não só a estrutura física tem valor artístico - o prédio também abriga várias obras de arte, como painéis dos artistas plásticos Athos Bulcão e Alfredo Volpi. Nas partes de dentro e de fora do palácio, há jardins do paisagista Burle Marx.
O ministro Antonio Patriota durante ato diante do Palácio do Itamaraty, alvo de depredação durante manifestação (Foto: Mariana Oliveira / G1)O ministro Antonio Patriota durante ato diante do Palácio do Itamaraty, alvo de depredação durante manifestação (Foto: Mariana Oliveira / G1)
"Estamos aqui na rampa que dá acesso ao Palácio do Itamaraty. É aqui que recebo chefes de Estado, na companhia da presidenta Dilma, ministros das Relações Exteriores de todos os cantos do mundo. E as pessoas que passam essa rampa, elas vêm aqui para conversar em nome da cooperação, do diálogo, da negociação. [...] Então, esse é um ato que repudia o que aconteceu ontem [quinta]. Em que pessoas atravessaram essa rampa para destruir, para quebrar vidraças, num ato de intolerância e de vandalismo covarde”, disse o minsitro, após a cerimônia em que servidores e integrantes do governo deram abraço simbólico em volta do prédio.
O ministro disse que as manifestações são “legítimas” e ressalvou que o vandalismo foi um "ato isolado". Nesta sexta, peritos da Polícia Federal começaram a fazer uma avaliação dos estragos.
Segundo a assessoria do Itamaraty, 62 vidraças e uma mesa foram quebradas - pichações foram removidas nesta sexta. As obras de arte da parte interna não foram atingidas. Ainda não há estimativa do valor que será utilizado para as reparações.
O ministro destacou que a obra de Niemeyer é respeitada em todo o mundo e, portanto, o Palácio do Itamaraty é um patrimônio que deve ser preservado.
"Este prédio é considerado por muitos que moram em Brasília e ao redor do mundo em outros países, um dos mais belos exemplos da arquitetura do grande arquiteto Oscar Niemeyer, ele próprio um amante da paz e do diálogo. Temos que respeitar esse patrimônio, e é nesse sentido que estamos todos aqui reunidos", frisou Patriota.
Antonio Patriota destacou que, em sua avaliação, a imagem do Brasil não será afetada em razão dos protestos.
"A imagem do Brasil é de uma democracia, de uma sociedade aberta, plural, amante da paz, amante do diálogo, não será afetada por um fato isolado. O que estou preocupado é transmitir essa mensagem aos jovens que se manifestam: façam de maneira pacífica e suas vozes serão respeitadas e serão ouvidas. Destruindo patrimônio público vocês não serão respeitados, não terão autoridade política e moral."
A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que "nenhuma violência constrói nada positivo". "A democracia conquistou a liberdade de expressão e ela significa o uso da palavra, da voz. Quem utiliza de métodos violentos, sai quebrando tudo, está abrindo mão de um direito importante de usar a palavra, que é a maior ferramenta para mudar o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário