MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de junho de 2013

Serralherias do RS melhoram a gestão e veem faturamento aumentar


'Projeto Serralheiros', do Sebrae, orienta no gerenciamento dos negócios.
Faturamento de uma das empresas cresceu 200% com medidas simples.

Do PEGN TV

Pequenas serralherias do Rio Grande do Sul participam de um projeto para melhorar a gestão dos negócios. Com orientação e capacitação, as empresas melhoraram a administração e aumentaram o faturamento.
Funcionários uniformizados e com equipamentos de segurança, máquinas bem distribuídas – a serralheria do empresário Valdomiro dos Santos está bem diferente do que era antes.  A empresa, que fica em Porto Alegre, passou por uma reformulação. Seu Valdomiro entrou no “Projeto Serralheiros” e agora comemora o aumento dos ganhos.
“O faturamento aumentou em torno de 200% (...) só por causa de atitudes simples e botar no papel o dia a dia. Tudo no papel, o que entra e o que sai. Esse negócio de gerenciamento, não tinha nada”, admite o empresário.
Hoje, o faturamento chega a R$ 35 mil por mês. O “Projeto Serralheiros” é resultado de uma parceria entre o Sebrae e uma empresa do setor siderúrgico. Valdomiro dos Santos fez cursos de capacitação para melhorar as técnicas de produção e o gerenciamento dos negócios.
“Cento e vinte pequenas serralherias, como a de seu Valdomiro, devem ser atendidas até o final deste ano aqui no Rio Grande do Sul. Na maioria dos casos, os donos dessas empresas têm bastante conhecimento técnico e experiência, mas pouco se preocupam com o controle financeiro e da produção”, explica Júlio Prestes.
O projeto tem por objetivos melhorar o rendimento das serralherias e fazer com que elas busquem novos mercados.
“A gente está instigando que eles sejam mais proativos nas vendas, e na parte de capacitação de mão de obra, capacitação técnica, segurança no trabalho, layout, infraestrutura interna da empresa também”, diz Laura Sperotto, do Sebrae de Porto Alegre.
Antes, os materiais usados na fabricação das peças ocupavam a maior parte do espaço e atrapalhavam a produção. Agora, as sobras e o estoque foram organizados. O controle financeiro do negócio também mudou. Com a ajuda da filha, seu Valdomiro agora tem o controle do fluxo de caixa, calcula os custos e estabelece metas. As ações fizeram diferença.
“Era tudo misturado. As finanças de casa misturadas com as da empresa, então não tinha aquela ideia. Trabalhava bastante, entrava bastante dinheiro, não sabia aonde é que ia. Hoje não, hoje já está mais organizado”, diz Valdomiro.
De cara nova
Luciano Lima é dono de outra serralheria em Porto Alegre. A empresa foi fundada pelo pai dele, há 35 anos. Em 2010, o negócio ganhou cara nova depois que o proprietário procurou apoio do Sebrae.
“O que mais mudou foi o prédio, eu reformei ele, parede, piso, organização do material. Mudei também o sistema de gestão. Agora eu tenho todos os números, sei o que entra e o que sai, consigo planejar investimentos. (...) Organizamos o pessoal também, com uniformes, maneira de se portar, o atendimento mudei também. Mudamos assim 100% a maneira de administrar a empresa”, diz o empresário.
Com o “Projeto Serralheiros”, Luciano Lima adotou um planejamento estratégico e estabeleceu uma meta para a empresa: crescer 20% ao ano. Hoje, a serralheria fabrica produtos diferenciados para clientes com maior poder aquisitivo. Um exemplo é o portão articulado, que sai por cerca de R$ 6 mil. O empresário também aceita pedidos maiores, feitos por empresas. Outra mudança importante foi na aparência do lugar.
“Os clientes antigos que entram na empresa quase não reconhecem o local. O espaço foi totalmente reformado, ganhou um novo piso e paredes brancas, e a limpeza virou prioridade. Mudanças que causaram desconfiança no início, mas que agradaram até quem trabalha aqui há décadas”, diz Júlio Prestes.
A empresa tem três funcionários. Leonardo Aguilera está aqui há mais de 30 anos. “Eu estou achando muito bom. Cada vez está mudando para melhor, (...) ele está progredindo, está renovando a firma”, diz o funcionário.
A serralheria fabrica, em média, 20 itens por mês. O faturamento mensal chega a R$ 30 mil. “Vieram muitos clientes novos, principalmente empresas e indústrias, e a consequência disso tudo é o faturamento também, que aumentou consideravelmente.”
O “Projeto Serralheiros” começou em São Paulo, em 2007.  Ainda este ano será adotado por mais oito estados do país visando o desenvolvimento de outras serralherias.
“Eles melhoram seus resultados de números, de valores, de finanças. São resultados de estrutura da empresa, ficam melhores. São resultados em relação ao cliente, qualificação de cliente, fidelização de cliente, pulverização. Conseguem atender um público mais diverso, né? E aí, o resultado disso para a própria família do empresário e para as famílias dos próprios funcionários”, defende Laura, do Sebrae.
CONTATOS:
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
Site: www.sebrae.com.br
SERRALHERIA CON-FER
Contato: Empresário Valdomiro Ávila dos Santos
Rua Zequinha de Abreu, 112 – São Lucas
Viamão /RS – CEP: 94450-500
Telefone: (51) 3446-5223
METALÚRGICA E SERRALHERIA UNIFERROS
Contato: Empresário Luciano Lima da Silva
Rua Presidente Juarez, 410 – São Sebastião
Porto Alegre/RS – CEP: 91060-160
Telefone: (51) 3344-2808
www.uniferros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário