MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Protestos atingem três pontos de São Luís


Dois trechos da BR-135 e a Rotátória do Anel Viário foram ocupados hoje.
Entrada e saída da capital maranhense foi bloqueada por quatro horas.

Clarissa Carramilo Do G1 MA

Protesto na área do Bancanga, em São Luís, pede por melhorias nos serviços públicos (Foto: Reprodução/TV Mirante)Protesto na Avenida dos Portugueses em São Luís
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
São Luís teve protestos em três pontos na manhã desta segunda-feira (24). Foram interditados dois trechos da BR-135 -- um na Avenida dos Portugueses e outro na zona rural de São Luís -- além da Rotatória do Anel Viário, no Centro.
Cerca de 50 moradores interditam um trecho da BR-135, na Av. dos Portugueses, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF-MA).
A avenida está interditada nos dois sentidos e o trânsito está parado no local. O bloqueio impede a ciculação de veículos tanto no sentido do Centro de São Luís quanto no sentido da Área Itaqui-Bacanga.
De acordo com o líder comunitário Zequinha do Gapara, os moradores da região querem melhorias nas áreas de saúde, educação, transporte público e infraestrutura.
Crianças também estão em manifestação (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)Crianças também participaram
(Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)
"O que a gente quer é alertar as autoridades para o que vem acontecendo aqui na área Itaqui-Bacanga. Sofremos demais. Falta segurança. Há poucos dias teve a morte de um amigo nosso, o delegado prendeu o suspeito e, no outro dia, ele tava solto. Há poucos dias, uma pessoa estava cortando os moradores aqui na rua e também foi solto. Isso aí revolta a comunidade. Todo o Brasil hoje pede seguranca, transporte de qualidade e a área Itaqui-Bacanga também quer", explicou.
A manifestação é pacífica até o momento. Uma viatura da Polícia Militar acompanha os protestos. "Não tem baderna. O povo quer justiça, transporte de qualidade. São inúmeros buracos. A Área Itaqui-Bacanaga é a que mais arrecada importos em São Luís. O povo está começando a tomar consciência dos fatos e não está mais como era antes. Jovens, idosos estão indo para as ruas para clamar pelos serviços básicos do cidadão. Se precisar, vamos ficar o dia inteiro aqui", avisou Zequinha.
Pessoas pedem por justiça no bairro do Maracanã, em São Luís (Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM)Pessoas pedem por justiça no Maracanã em São
Luís (Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM)
Zona rural
As manifestações, que ocorreram próximas à Ponte do Estreito dos Mosquitos, bloquearam a única via de entrada e saída da capital maranhense por cerca de quatro horas. A interdição atingiu as áreas do Distrito Industrial, Vila Embratel e Vila Maranhão. O local foi liberado por volta de 11h.
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o manifestante José Domingos explicou o motivo do protesto na zona rural. "Nós reivindicamos, saúde, educação, transporte, segurança. Prefeito e governadora esqueceram a Zona Rural. Nós não temos uma ambulância. Não temos transporte porque os empresários é que mandam", disse.
Protesto causa engarrafamento na BR-135 (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)Protesto causa engarrafamento na BR-135
(Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)
Rotatória do Anel Viário
Um grupo também ocupou a Rotatória do Anel Viário, no Centro de São Luís. O protesto cobrou a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), assunto amplamente discutido durante as eleições do ano passado. Além disso, os manifestantes pediram também o Bilhete Único e melhorias nas condições de transporte público em geral. O trânsito ficou parado no local por cerca de três horas, mas já voltou ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário