MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Projeto ensina estudantes de escola particular a transformar lixo em arte


'Sala Verde' tem objetivo de apresentar possibilidades de reaproveitamento.
Colégio conta ainda com horta feita de adubo de compostagem.

Alanna Sampaio Do G1 BA

Sala Verde (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)Professor ensina a fazer compostagem com materiais sustentáveis (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)
Aprender a aproveitar materiais recicláveis é uma forma de enriquecer o conhecimento, além de mostrar que o lixo precisa ser transformado. Pensando nisso, uma escola de Salvador inovou com um projeto de atitude sustentável lançado em 2012 e que ajuda na educação ambiental dos estudantes.
Sala Verde (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)Sala Verde tem objetos feitos de produtos
recicláveis (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)
O projeto, chamado de “Sala Verde”, tem o objetivo de apresentar aos alunos a possibilidade de reaproveitar alimentos e materiais recicláveis em ações do dia-a-dia, segundo informou o professor Milton Nascimento, ao G1. Ele é responsável pelo projeto, que foi aprovado pelo diretor geral do colégio Salesiano Dom Bosco, o Padre Raimundo Nonato.
Na Sala Verde, os professores de matérias como Biologia, Ciências e Geografia utilizam materiais sustentáveis para apresentar aos alunos a importância da reciclagem. Através de palestras e atividades pedagógicas eles aprendem a transformar o lixo eletrônico (computadores, câmeras, TVs quebradas, entre outros) em arte e objetos de decoração.
Sala Verde (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)Sala Verde (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)
No local também há aulas sobre “compostagem”, um método que usa cascas de alimentos, folhas secas de árvores e pó-de-serra, usada na carpintaria existente na escola, para transformar a mistura dos itens em adubo. Posteriormente, este produto é utilizado na horta e nas plantas do colégio.
A escola, que fica na Avenida Paralela, em meio a uma grande área verde, também tem outros projetos de sustentabilidade em andamento, como a criação de uma trilha ecológica dentro da instituição, e uma horta, já existente, que é mantida e preservada pelos próprios alunos e funcionários. Na plantação há cultivo de milho, tomate e alguns vegetais, segundo Milton Nascimento.
Sala Verde (Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)Materiais usados durante as aulas
(Foto: Ascom/Salesiano Dom Bosco)
A maioria dos alunos da escola, desde o Ensino Infantil I e II, até os do Ensino Médio, participa do projeto.
Segundo o professor, no colégio ainda há uma ação toda quarta-feira, quando é distribuída uma sopa na merenda escolar feita com cascas de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário