MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Presidente interina da Funai visita aldeias indígenas em MS


Presidente interina, Maria Assirati, conversou com lideranças indígenas.
Maria Augusta irá participar em Campo Grande de implantação de fórum.

Tatiane Queiroz Do G1 MS, em Sidrolândia

Presidente da Funai visita três aldeias em Sidrolândia, MS (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)Presidente interina chega em aldeia.
(Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)
A presidente interina da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, reuniu-se, nesta quinta-feira (20) com lideranças indígenas em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.
Ela permaneceu na aldeia em Sidrolândia por cerca 1h30 em reunião e saiu sem falar com a imprensa.
A assessoria informou que a Maria Augusta visitou também outras aldeias na região de Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande, na tarde de quarta-feira (19).
Nesta tarde, a presidente irá participar de uma reunião em Campo Grande, com presença do ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República.
O encontro visa negociar soluções para as desocupações de terra na região, e a reunião está prevista para as 14 horas (horário de MS) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
A criação do fórum foi um compromisso firmado com índios terenas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no dia 6 de junho.
Um dos assuntos que deverão ser debatidos no fórum de negociações é a eventual compensação financeira para fazendeiros que tiverem propriedades absorvidas por áreas demarcadas como terra indígena.
No dia 30 de maio, o indígena Oziel Gabriel, de 36 anos, morreu em confronto com a polícia durante a reintegração de posse da Fazenda Buriti, no município de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. A fazenda foi desocupada, mas os índios da etnia terena voltaram a invadir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário