MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de junho de 2013

'População deve mudar hábitos', diz secretário sobre assaltos no Amapá


Secretário de Segurança diz que deve-se evitar sacar altos valores.
Cabeleireiro foi vítima de quatro roubos no mês de maio, em Macapá.

Thaís Pucci Do G1 AP

De janeiro a maio deste ano, o número de roubos registrados no estado do Amapá chegou a 1.578. Somente em abril, foram 356 ocorrências, segundo dados do governo do estado. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, afirmou que as pessoas devem tomar medidas preventivas para diminuir casos de assaltos.
"A população deve mudar seus hábitos para evitar os roubos. As pessoas não podem andar com grandes quantias e deve evitar sacar dinheiro em caixas eletrônicos durante a noite", sugeriu.
"Estabelecimentos que possuem o aviso 'não aceitamos cartão' tem um chamariz para roubos. Ali, o ladrão já sabe que encontrará grandes quantias em dinheiro, e isso facilita os roubos", comentou o secretário sobre aos assaltos a estabelecimentos comerciais do Amapá.
Antes do assalto, dono de salão foi perseguido por dois dias (Foto: Thaís Pucci)Alex Vasconcelos foi assaltado quatro vezes em maio (Foto: Thaís Pucci)
Quatro roubos em um mês
Alex Vasconcelos, dono de um salão de cabeleireiros há 30 anos, foi vítima de quatro assaltos em maio passado. Um deles praticado em seu estabelecimento, no centro da cidade, e outros três em sua casa, no bairro do Muca, em Macapá. Os assaltos à casa aconteceram durante a noite, com a família no local, porém sem confrontos com os assaltantes. Já no salão, o criminoso armado fez 11 pessoas reféns, inclusive quatro clientes, de quem roubou celulares, relógios e dinheiro.
"Não me sinto seguro, mas não tenho o que fazer. Meu estabelecimento só aceita pagamentos em dinheiro, porém não há placas informativas sobre o assunto", contou o dono do salão.
Após roubo, manicure tem medo de ir para o trabalho (Foto: Thaís Pucci)Após roubo, manicure tem medo de ir para o trabalho (Foto: Thaís Pucci)
"Fiquei assustada quando percebi o assalto. Clientes passaram mal e uma delas era idosa, me preocupei em acalmá-la", narrou a manicure Maria Lúcia, que trabalha no salão de Vasconcelos há 18 anos e diz nunca ter passado por situação semelhante. "Senti medo de voltar ao trabalho, mas não tem solução. Preciso trabalhar, pois sou comissionada", completou.
Aumento da violência
Nos últimos anos, os registros de roubo têm crescido no estado. Em 2010, 2011 e 2012 foram contabilizados, respectivamente, 2.904, 3.876, 4.093 casos.
Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, o número de policiais aumentou nas ruas da cidade. São 635 novos soldados da Polícia Militar. Nos últimos 2 anos, 34 novas viaturas foram adquiridas pela PM, e 33 pela Polícia Civil, além 15 veículos para investigação.
Por causa do aumento do efetivo, o número de assaltos estagnou nas ruas, porém aumentou nas residências, segundo afirmou o secretário.
Marques acredita que o roubo às casas aumentou devido às operações de apreensão de drogas e prisão de traficantes. "No estado do Amapá aumentamos em 300% a apreensão de drogas e de traficantes, então parte dessas pessoas que viviam do tráfico busca outros meios ilícitos para garantir o pagamento ao fornecedor", atribuiu.
Com o intuito de aproximar a população dos policias, e garantir a segurança, Unidades de Polícia Comunitária (UPC) vem sendo instaladas em alguns bairros. Malvinas, em Laranjal do Jari, Novo Horizonte, na zona norte da capital, e área portuária de Santana já contam com o apoio de UPC. Igarapé da Fortaleza, em Santana, e Araxá/Pedrinhas, em Macapá, já possuem a ordem de serviço para a construção de unidades.
Segundo Marques, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública pretende implantar câmeras de segurança nas ruas de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari, em breve. Ele recomendou: "A população que se sentir ameaçada pode ligar para o 190, ou procurar pelos policiais da UPC, que fazem rondas constantes", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário