MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de junho de 2013

PM se reúne com lideranças de manifestações em Salvador


Novo protesto está marcado para quinta-feira, saindo do Campo Grande.
Objetivo do encontro foi manter diálogo para assegurar ordem na ação.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

O comando da Polícia Militar se reuniu na tarde desta terça-feira (25) com lideranças de manifestantes que marcaram mobilização para a tarde de quinta-feira (27), em Salvador. O protesto está marcado para 14h, saindo do Campo Grande em caminhada até a sede da Prefeitura.
A reunião começou às 15h30 e durou até as 18h desta terça. O objetivo é estabelecer diálogo para que a nova manifestação ocorra em paz e sem confrontos com a PM. No encontro foi discutido o trajeto da marcha.
Os manifestantes dizem que vão divulgar à imprensa, na quarta-feira (26), a pauta de reivindicações da organização.
  •  
Prefeito ACM Neto (Foto: Lílian Marques/G1)Prefeito ACM Neto (Foto: Lílian Marques/G1)
Prefeito
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou por meio de nota oficial nesta terça-feira que está à disposição para receber lideranças dos manifestantes na quinta-feira (27) e dialogar com o movimento. Neste dia, está marcada uma manifestação na capital baiana, que sairá da região do Campo Grande até a sede da Prefeitura de Salvador, no centro da cidade.
ACM Neto participou de encontro com a presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (24). Após o retorno a Salvador, o prefeito também afirmou que irá apresentar nos próximos dias um projeto iniciado em sua gestão de vias exclusivas para ônibus da Lapa ao Iguatemi, orçado em R$ 1 bilhão.

“Vamos aproveitar muito bem parte dos R$ 50 bilhões que a presidente prometeu liberar para o setor de transportes”, afirmou o prefeito por meio de nota nesta terça. De acordo com ACM Neto, a prefeitura também vai lançar a licitação para a escolha dos novos concessionários do transporte coletivo, o que não acontece há quase 20 anos.
O comunicado da prefeitura também destacou a portaria publicada há cerca de três semanas pela Secretaria de Transportes, determinando a renovação da frota e estabelecendo um prazo para a retirada de circulação de todos os ônibus com mais de oito anos de fabricação.
Além de abordar o quesito transporte, após o retorno de Brasília, o prefeito também falou sobre a área da saúde. ACM Neto afirma que está, desde que iniciou a sua administração, pleiteando junto ao governo federal a revisão do teto orçamentário dos recursos de média e alta complexidade para Salvador.
"Já tive dois encontros com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e aguardo uma resposta. Agora, com o pacto para a saúde lançado pela presidente Dilma Rousseff, acredito que a cidade será atendida para que possamos melhorar a assistência à população", disse em nota.
Jaques Wagner (Foto: Reprodução/TV Bahia)Jaques Wagner (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Governador
O governador da Bahia Jaques Wagner, que, junto ao prefeito de Salvador ACM Neto, participou de uma reunião com a presidente Dilma, na tarde de segunda-feira, avaliou como positivos os cinco pactos anunciados como respostas ao histórico de protestos realizados em todo o país.
"O grande recado das ruas foi acolhido pela presidente e por todos os governadores e prefeitos do país. É um chamamento para o despertar da cidadania, mas as questões não se resolvem de uma hora para outra. E o mais importante é o referendo político", afirmou o governador.
Para ele, a reforma política pode ser possibilitada com mais celeridade mediante a participação popular. "Dificilmente um congresso eleito vai mudar as regras políticas. Então, uma constituinte eleita para um fim específico de mudar as regras políticas pode fazer essas mudanças com mais propriedade. O importante é o que o grito das ruas bateu forte e está sendo ouvido por todos", afirmou.

Reunião
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), embarcaram na segunda-feira (24) para Brasília, onde participaram de encontro com a presidente Dilma Rousseff. A reunião foi convocada pela presidente após as manifestações do "Movimento Passe Livre" (MPL) em várias cidades do Brasil. Na Bahia, grupos tomaram as ruas de Salvador por três dias na última semana. Municípios no interior do estado também aderiram ao protesto.
Durante pronunciamento à nação, feito na sexta-feira (21), Dilma afirmou que iria receber "líderes" das manifestações e conversar com os chefes dos executivos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário