MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de junho de 2013

Parques da Fazendinha e do Araxá estão abandonados no AP



Moradores reclamam da falta de manutenção dos balneários.
Macapá Verão começará em julho, e prefeitura promete reformas.

Thaís Pucci Do G1 AP

Falta estrutura no Parque da Fazendinha (Foto: Thaís Pucci)Falta estrutura no Parque da Fazendinha (Foto: Thaís Pucci/G1)
Trabalhadores dos parques da Fazendinha e do Araxá reclamam de bancos quebrados, iluminação inadequada, sujeira, mato alto e equipamentos sem a devida conservação. Esses problemas impedem que famílias utilizem o espaço como opção de lazer. Frequentadores dizem que os locais estão esquecidos pelas autoridades, e só recebem investimentos em períodos próximos à realização de eventos.
Para o garçom Sebastião Dias, conhecido como "Corujito", que trabalha em um bar no balneário da Fazendinha, "o governante, ao assumir seu mandato não deve responsabilizar o gestor anterior, mas sim, buscar solução de investimento. Estou achando a limpeza um pouco melhor, mas ainda falta muito investimento nesta parte de Macapá”.
Já são 21 anos de trabalho na região, e, segundo Corujito, desde 2002, última vez que a orla passou por reforma, poucas alterações aconteceram. “Este lugar vivia cheio, mas hoje está abandonado. Na verdade, foi feita uma 'gambiarra' e não uma reforma. A qualquer momento pode acontecer um acidente aqui, se nada for feito”, alertou, referindo-se ao guarda-sol quebrado, brinquedos danificados e até a presença de cobras em meio ao lixo espalhado pela orla.
Eliene Ferreira, de 28 anos, trabalha em um restaurante na Fazendinha e tem duas filhas pequenas. Ela diz não se sentir segura em deixar as crianças brincarem no parque. “É muito sujo e mal conservado. A prefeitura só limpa uma vez, quando a Fazendinha recebe o Festival de Verão [em julho]. Minha filha já se machucou ao cair de um dos brinquedos. Desde então, não deixo mais elas brincarem lá”, comentou.
Bancos e guarda-sol quebrados no Parque do Araxá (Foto: Thaís Pucci)Bancos e guarda-sol quebrados no Parque do Araxá (Foto: Thaís Pucci/G1)
Iluminação precária
No Araxá, a situação é a mesma, garantiu o guarda municipal André Santos, de 31 anos. Ele contou que a iluminação do local é precária, o que facilita a prática de assaltos. O caso já foi levado à prefeitura pelo Comando da Guarda Municipal, porém, nenhuma providência foi tomada. "A limpeza e capina se intensificam próximo às datas do evento. Bancos quebrados e telhas soltas estão dessa maneira desde que iniciei meu trabalho na região, há quase cinco anos", completou.

De acordo com a Prefeitura de Macapá, responsável pela limpeza e capina das praças, o trabalho teve início nas orlas a partir do bairro Cidade Nova, tendo sido concluído no Parque da Fazendinha, e em breve terá início no Araxá.

Sobre a infraestrutura da área, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciará o processo de revitalização de praças e balneários onde ocorrerá a programação do Macapá Verão, após a conclusão do processo de licitação. A previsão é de que o trabalho tenha início até o final do mês de junho. O órgão disse que irá garantir a manutenção desses lugares para que não haja novos contratempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário