MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Pacientes reclamam da falta de remédios em postos de SP


Mais de 50 medicamentos não são encontrados em AMAs e UBSs.
Secretário diz que distribuição será normalizada na próxima semana.

Do G1 São Paulo

Pacientes que dependem da distribuição de remédios pela rede pública de saúde em São Paulo reclamam da falta de mais de 50 medicamentos considerados essenciais, como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios. De acordo com reportagem do SPTV desta segunda-feira (10), há registro de problemas na distribuição de remédios em postos da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
Na receita para uma paciente com pneumonia, que preferiu não se identificar, o médico da AMA Chácara Cruzeiro do Sul, na Zona Leste, prescreve um antibiótico, um anti-inflamatório e um analgésico. Os remédios deveriam ser retirados em qualquer farmácia pública, porém uma atendente do posto diz que os medicamentos estão em falta. Também na Zona Leste, na AMA Cangaíba, os remédios não foram encontrados e uma funcionária diz que os remédios não são distribuídos há algum tempo.
A falta de medicamentos também causa transtornos aos pacientes da AMA Santo Amaro, Zona Sul da capital. E não são apenas remédios essenciais que estão em falta. Pacientes que sofrem de pressão alta, diabetes e câncer enfrentam dificuldades para continuar o tratamento.
O Ministério da Saúde possui uma lista de remédios, como antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser distribuídos para combater as doenças mais comuns. O Governo Federal diz que repassa uma verba para ajudar os municípios a comprar esses medicamentos, mas a compra e a distribuição são de responsabilidade das prefeituras.
A Secretaria Municipal de Saúde admite o problema e diz que a falta dos 53 remédios que não são encontrados pelos pacientes será solucionada em até 10 dias, quando a compra emergencial de medicamentos. deverá ser concluída "A situação se normaliza a partir do meio da semana que vem", disse ao SPTV o secretário Municipal da Saúde, José de Filippi Junior. A Secretaria afirmou ainda que está mudando o sistema de controle e entrega dos medicamentos para que a falta não ocorra mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário