MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pacientes com câncer dizem esperar 2 horas em fila de hospital no ES


Alguns chegam ao Hospital Santa Rita às 4h30, atendimento começa às 7h.
Gerente do hospital falou que não há necessidade de chegar de madrugada.

Do G1 ES

Com o objetivo de garantir atendimento, alguns pacientes que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Santa Rita, em Maruípe, Vitória, começam a ocupar a fila no portão do ambulatório às 4h30. Por mês, segundo a administração da unidade, pelo menos 6,5 mil pessoas com câncer são atendidas no local e muitos reclamam da demora no atendimento, que é iniciado às 7h.
O aposentado Nilson Gomes chega cedo, por volta de 4 horas, para guardar lugar para a esposa. “Minha esposa faz tratamento do câncer, eu venho e guardo lugar para ela”, falou.
Segundo o aposentado Jessy Damasceno, que trata um câncer na próstata, é necessário chegar cedo para pegar um bom lugar na fila e conseguir atendimento nas primeiras horas da manhã. “Tem que chegar cedo, para poder pegar a ficha, porque não é só gente daqui que vem receber atendimento”, disse.
De acordo com o gerente ambulatorial do Santa Rita, Cristiano Venturim, não há necessidade de chegar de madrugada no local. “Estamos com uma estrutura nova, com 26 cadeiras e os pacientes consecutivos raramente excedem esse número. Então todos que chegarem cedo, vão ser atendidos nessa primeira leva de abastecimento”, garantiu.
Prazo para iniciar tratamento
No último dia 23 de maio entrou em vigor a lei federal que estabelece um prazo máximo de 60 dias para que pessoas com câncer iniciem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante esse período, contado a partir da confirmação do diagnóstico e da inclusão dessas informações no prontuário médico, os pacientes devem passar por cirurgia ou iniciar as sessões de químio ou radioterapia, conforme a indicação de cada caso.
Segundo Venturim, é necessária a conscientização do sistema de saúde em relação à legislação. “Às vezes a gente recebe paciente aqui que está com a biópsia feita há 60 dias, até 6 meses, já excedendo essa lei nova do tratamento oncológico. Então precisa haver uma conscientização das unidades de saúde, do sistema de saúde do estado, da necessidade de você atender rápido esses pacientes e direcionar o tratamento desse paciente. Todo tratamento oncológico, quanto mais cedo você começar, maior a chance de cura”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário