MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Óleo de cozinha é reaproveitado para produção de sabão em Tarauacá


Oficina idealizada pelo Imac foi promovida para beneficiar famílias carentes.
Produto utilizado foi coletado de lanchonetes e restaurantes da cidade.

Duaine Rodrigues Do G1 AC

Sabão feito com óleo de cozinha (Foto: Duaine Rodrigues /G1)Famílias participam de oficina de produção de sabão (Foto: Duaine Rodrigues /G1)
Famílias de baixa renda do município de Tarauacá, localizado a aproximadamente 453 km de Rio Branco, capital do Acre, participaram no mês de maio, de uma oficina de produção de sabão a partir de óleo de cozinha reaproveitado. A ideia surgiu da curiosidade através do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) naquela cidade, que buscou saber qual destinação era dada ao óleo utilizado por estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes.
  •  
Sabão feito com óleo de cozinha (Foto: Duaine Rodrigues /G1)Sabão é feito a partir do óleo de cozinha reaproveitado (Foto: Duaine Rodrigues /G1)
Segundo a gestora ambiental e bióloga do Imac no município, Lúcia Neri, inicialmente a produção da oficina teve como finalidade o uso próprio de cada família, mas futuramente há possibilidade dos integrantes organizarem uma associação ou cooperativa para trabalhar o produto.
"A oficina foi um sucesso, os participantes ficaram empolgadíssimos. Inicialmente a produção será para uso próprio e não para comercialização. Toda a produção foi distribuída entre os participantes, mas futuramente estão pensando em organizar uma associação ou uma cooperativa para produzirem não só o sabão, mas também fitocosméticos - produtos elaborados com óleos e extratos de plantas medicinais que é abundante nesta região", destaca.
Lúcia Neri ressalta que o Imac está visando difundir a política dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar), além da ideia de que a floresta vale mais em pé.
"Apresentando alternativas sustentáveis principalmente para a população carente. É claro que não conseguiremos isso de um dia para outro, mas estamos trabalhando para que essa prática seja uma realidade. Estamos muito satisfeitos com o resultado do primeiro projeto deste ano, pois além de contribuirmos com a preservação do meio ambiente, também estamos oferecendo uma perspectiva de melhoria de vida para as famílias de baixa renda do município", comenta a bióloga.
Sabão feito com óleo de cozinha (Foto: Reprodução TV Acre)Ideia é comercializar produto futuramente
(Foto: Reprodução TV Acre)
A oficina de produção de sabão teve como parceiros o Projeto Reciclar, a Casa de Nazaré, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócio (SEPN), a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), a Guascor, o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de restaurantes e lanchonetes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário