MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Oitenta e sete navios esperam para atracar no Porto de Paranaguá


Fila dos navios graneleiros é causada devido à chuva que atinge a região.
Tempo no litoral do Paraná deve melhorar a partir de terça (2), diz Simepar.

Do G1 PR

Operações com navios graneleiros precisam ser paralisadas com o tempo chuvoso  (Foto: Nájia Furlan / Appa)Operações com navios graneleiros precisam ser paralisadas com o tempo chuvoso (Foto: Nájia Furlan / Appa)
O Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, está com uma fila de 87 navios graneleiros aguardando no corredor de exportação para atracar nesta quarta-feira (26). A situação acontece devido à chuva, já que as operações com grão não funcionam com o tempo chuvoso. A chuva e a alta umidade do ar atrapalham o processo, deixando os seis berços destinados a grãos – soja, milho e farelo – parados.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou que as operações de grão estão praticamente paralisadas desde o dia 15 de junho, quando começou o registro de chuva na região.
Em dias sem chuva, a média de navios graneleiros esperando para atracar é de 50 a 60 navios, de acordo com a Appa. Com o tempo bom, um navio leva de três a quatro dias para ser carregado com 60 toneladas de carga. Nos dias chuvosos, leva-se o dobro do tempo, ainda conforme a Appa.
As operações com os navios de fertilizantes também são prejudicadas com a chuva. Até a tarde desta quarta-feira, 22 navios de fertilizantes aguardavam para atracar no Porto de Paranaguá.
Segundo a Appa, na terça-feira (25), as operações do porto relacionadas a grãos ficou paralisada durante 22 horas devido à chuva. As paralisações começaram no dia 15, quando o porto ficou parado por 21 horas para esse tipo de operação. No dia 20, o local ficou paralisado durante 24 horas. Apenas nos dias 17, 18 e 22 o Porto de Paranaguá funcionou normalmente com operações com os navios graneleiros.
A previsão do Instituto Tecnológico Simepar para quinta-feira (27) é de que o tempo continue úmido e com nebulosidade no litoral paranaense, com possibilidade de chuvisco a qualquer hora. Já na sexta-feira (28), a previsão é de sol entre nuvens. Porém, deve voltar a chover no sábado (29) no litoral e em todo o estado, segundo o Simepar. No litoral, o tempo deve começar a melhorar somente a partir de terça-feira (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário