MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de junho de 2013

Nascimento de burros gêmeos em Alagoas atrai atenção de veterinários


Caso é considerado raro na medicina veterinária.
Animais nasceram em Major Isidoro e fazem o maior sucesso na região.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

O casal de burrinhos que foi carinhosamente denominado Romeu e Julieta, nasceram no município de Major Isidoro, na Região da Bacia Leitera, em Alagoas. Eles estão atraindo a atenção de curiosos e também de médicos veterinários que consideram o caso raro.

Os burrinhos são fruto do cruzamento da égua "Marreca" com um jumento da fazenda de Itamar Barbosa, que diz ter ficado surpreso com a nova cria."Ela já tinha dado várias crias, mas só de um animal. Nunca vi isso antes por aqui. Vai ficar na história", disse.
O caso raro entre equinos, já que geralmente as éguas dão cria a um filhote por vez. Os burrinhos gêmeos são bivitelinos. Foram formados por dois óvulos fecundados por dois espermatozóides. Nesse caso, os filhotes não são idênticos e nem necessariamente, nascem com o mesmo sexo.
O médico veterinário Éverton Henrique Lima afirma que Romeu e Julieta estão saudáveis, o que é um outro acontecimento incomum nestes casos. "Em gestações deste tipo, as placentas competem pelo mesmo local dentro o útero, há uma diminuição sanguínea e chega menos nutrientes para os filhotes. É normal acontecerem abortos e os animais chegarem a óbito", explica.
Curiosos com a novidade, os moradores da região estão acompanhando o caso de perto. Muitos foram visitar a fazenda do seu Barbosa para conferir de perto os burrinhos. "A notícia se espalhou por aqui bem depressa. Nunca vimos o nascimento de dois de uma vez", contou o agricultor Mário Ferreira.

Assim como Ferreira, o médico veterinário Célio Tenório conta que em três décadas de profissão é a primeira vez que presencia este tipo de nascimento. "Já está comprovado que são irmãos e que nasceram da mesma égua. Exerço a profissão há 30 anos e esta é a primeira vez que acompanho casos de gêmos burrinhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário