MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de junho de 2013

Museu da Trufa é dedicado a fungo caríssimo tido como iguaria culinária


Painéis, documentário e atrações interativas contam história do ingrediente.
Instituição fica no interior da Espanha, em área onde crescem trufas negras.

Do G1, em São Paulo

O exterior do Museu da Trufa, na Espanha (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)O exterior do Museu da Trufa, na Espanha (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)
Uma cidade do interior da Espanha abriga um museu inteiramente dedicado a um  ingrediente culinário: a trufa.
O Museu da Trufa fica em Metauten, na região de Navarra, em uma área que é habitat natural desse fungo raro, que cresce espontaneamente no subsolo.
Trufa negra, conhecida como diamante negro (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)Trufa negra (Foto: Divulgação/
Museo de la Trufa)
O museu tem uma exposição com painéis, projeções multimídia e outros elementos interativos que contam a história do ingrediente com aroma marcante e status de iguaria culinária, cujo quilo é vendido por centenas e até milhares de euros – as muito grandes já foram leiloadas por até 100 mil euros.
Também é exibido um documentário que mostra todo o processo de desenvolvimento das trufas, da coleta com a ajuda de cães treinados à degustação.
Para as crianças, foi criado um personagem animado chamado “Trufita” (trufinha).
No fim do passeio, os visitantes podem levar para casa uma dúzia de ovos trufados, uma garrafa de azeite aromatizado, “sal com sabor de trufa de verão” e outros produtos à base do ingrediente, além da trufa fresca, na época de temporada.
Eles também podem visitar produtores locais e fazer passeios de "Segway" pelas fazendas da área.
Crianças no Museu da Trufa, em Navarra, na Espanha (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)Crianças sentem o forte aroma das trufas em visita ao museu (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)
Uma das salas do Museu da Trufa, na Espanha (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)Uma das salas do museu (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)

Homens procuram trufas no solo com a ajuda de cão (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)Homens procuram trufas no solo com a ajuda de cão treinado (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário