MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Moradores de rua participam de projeto para restaurar monumentos


Quase 40 projetos devem passar por manutenção no Norte de SC.
Alunos recebem certificados de curso após o trabalho pronto em Joinville.

Do G1 SC

Em Joinville, moradores de rua recebem certificados após o término dos trabalhos (Foto: Reprodução RBS TV)Em Joinville, moradores de rua recebem certificados
após o término dos trabalhos (Foto: Reprodução
RBS TV)
Moradores de rua de Joinville, no Norte de Santa Catarina, estão auxiliando na restauração de monumentos da cidade. O objetivo do projeto é proporcionar trabalho aos moradores e contribuir com a manutenção do patrimônio público.
O projeto 'Monumentos' foi criado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Fundação Cultural de Joinville. Conforme as entidades, os moradores fazem a manutenção de obras do patrimônio público e recebem certificados de curso após o trabalho realizado.
Para Ronald Bodemberg, morador de rua há 10 anos, o trabalho de limpeza representa uma oportunidade. "Isso aqui é uma chance de vida diferente. Eu estou gostando bastante", conta ele. A coordenadora do projeto, Gessônia Carrasco, explica que um dos objetivos do curso é cativar os moradores a participarem e entenderem a importância de valorizar as obras. "A partir destas duas oficinas queremos montar um grande projeto para manutenção de todos os monumentos e chamar essas pessoas para trabalhar nesses projetos".
Uma das primeiras obras escolhidas para passar pela limpeza está localizada no Centro da cidade. A próxima a receber os cuidados será o monumento da Praça da Bandeira, uma homenagem aos colonizadores da cidade. Outras 36 obras devem passar pelo mesmo processo nos meses seguintes.
De acordo com a restauradora Elisângela da Siva, os alunos passam a ter outra percepção da cidade com o trabalho que realizam. "Eles passam a ter uma outra percepção da cidade, a ter mais cuidado. Eles mesmo dizem que não sabiam da importância, passam a ter um outro olhar", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário