MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Médicos fazem ato na Esplanada dos Ministérios por melhorias na saúde


Grupo pede ainda que médicos estrangeiros tenham diplomas revalidados.
Manifestantes protestaram também pela exoneração do ministro da saúde.

Do G1 DF

Médicos protestam na manhã desta quarta-feira (26) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Médicos protestam na manhã desta quarta-feira (26) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)
Um grupo de cerca de 300 médicos e estudantes de medicina se reuniu na manhã desta quarta-feira (26) em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília, e seguiu para o Congresso Nacional em protesto por mais recursos para a saúde e contra a contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação dos diplomas.
Na segunda-feira (24), em pronunciamento em rede nacional, a presidente Dilma Rousseff propôs incentivar a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Manifestantes seguram faixas durante protesto na manhã desta quarta-feira (26) por melhorias na saúde (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Manifestantes seguram faixas durante protesto na manhã
desta quarta-feira (26) por melhorias na saúde
(Foto: Vianey Bentes / TV Globo)
De acordo com o Sindicato dos Médicos, os manifestantes não se opõem à contratação dos estrangeiros, mas à contratação feita sem a revalidação dos diplomas. Segundo nota do sindicato, é arriscado “colocar vidas de cidadãs e cidadãos brasileiros nas mãos de pessoas das quais não se sabe se estão capacitadas para o exercício da medicina”.
O grupo pediu ainda um plano de carreira com piso salarial da Federação Nacional dos Médicos, com contratação por meio de concurso, a sanção da Lei do Ato Médico, o fim da abertura indiscrimada de cursos sem a garantia da qualidade de ensino, e a exoneração do atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário