MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de junho de 2013

Manifestantes relatam terror e excesso da polícia em protesto no Rio


Vídeo mostra lançamento de bombas e manifestantes fugindo do confronto.
PM diz que reúne material 'para decidir sobre condutas individuais'.

Andressa Gonçalves e Cristina Boeckel Do G1 no Rio

O protesto desta quinta-feira (20), que começou na Candelária e seguiu pela Presidente Vargas, terminou com cenas de violência no Rio. O G1 acompanhou o momento em que a multidão começou a se dispersar por causa do confronto e registrou relatos de quem foi vítima da confusão.


Imagens feitas pela equipe de reportagem mostram bombas sendo lançadas e muita correria. Manifestantes que passaram mal foram ajudados pelos que passavam pela via. Também foram registrados atos de vandalismo. Placas e cabines foram destruídas. Vândalos atearam fogo a lixo e a cartazes.
Durante o protesto, enquanto os manifestantes cantavam o Hino Nacional, o barulho das bombas e o efeito do gás lacrimogêneo se sobressaíam. Os manifestantes tentavam voltar em direção à Candelária. Apesar do pedido feito no carro de som para que os participantes continuassem sentados na pista e não recuassem, grande parte das pessoas tentava se refugiar em ruas paralelas à Avenida Presidente Vargas.
Cenário de guerra
Todas as ruas foram tomadas pela fumaça do gás lacrimogêneo e na altura da Central do Brasil dezenas de manifestantes que aguardavam liberação do transporte para voltar para casa foram encurralados. Várias bombas de efeito moral foram jogadas no local.
Alguns manifestantes, como o empresário Marcio Freire, que estava com as duas filhas no ato, criticaram a polícia. “A gente só quer dizer que tem um grito engasgado na garganta já há muito tempo. E por que eu não posso falar? Por que as minhas filhas têm que levar porrada ou bomba? Eu não vim protestar contra nada, vim a favor do país.”
Homem desmaia depois de bomba de gás lacrimogênio jogada pela polícia (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)Homem desmaia após bomba de gás
lacrimogêneo ser jogada pela polícia (Foto:
Andressa Gonçalves/ G1)
Outra mãe, que foi buscar as filhas no final da manifestação, também disse ter testemunhado ações truculentas. “Eu vim buscar minhas filhas, mas não foi possível encontrá-las. Eu não consigo nem passar para o outro lado da rua porque está bloqueado. Eu estava lá atrás, quando um grupo enorme batia palmas para os policiais passarem. Eles nos devolveram o gesto com um monte de bombas de gás lacrimogêneo. O policial se justificou para mim dizendo que os soldados dele se machucaram e eu disse que minhas filhas também deviam estar machucadas por aí. Eu lamento pelos jovens. É uma vergonha”, disse.
Já outros manifestantes concordaram que atos de vandalismo e destruição deram motivo para a reação da PM. "Esses vândalos culpam a polícia por ser violenta, mas são piores que ela. Assim o brasileiro perde a razão", afirmou uma das participantes.
Lotado, o metrô da Central virou mais um ponto de protesto dos passageiros, que foram vítimas de bombas de gás lacrimogêmeo jogadas dentro da estação. Após a luz dos postes ser apagada, só era possível ver as várias fogueiras feitas com cabines de ônibus no meio da rodoviária, em frente ao prédio da Central.
Alguns jovens tentavam minimizar o cenário de guerra, tirando postes que foram derrubados do meio da rua e colocando-os na calçada.
No entorno, também era possível ver a destruição de placas de trânsito, pontos de ônibus, portas de prédios e tapumes colocados para proteger as empresas.
Sobre eventuais excessos, a PM diz, em nota, "que está reunindo todo o material que for entregue oficialmente ao Comando da Corporação para fazer um estudo de caso ao longo dos dias em que acontecerão as manifestações para decidir sobre condutas individuais".
A Secretaria de Segurança Pública também marcou uma entrevista coletiva com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a chefe de Polícia Civil, delegada Marta Rocha, e o comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro, para falar sobre o protesto desta quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário