MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Itamaraty diz que vai acionar governo para reforçar segurança no prédio


Palácio, de 1970, foi alvo de vândalos durante protesto em Brasília.
Ministro Patriota e servidores vão dar um 'abraço' no prédio.

Do G1, em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (21) que vai se reunir com órgãos do governo federal e do governo do DF  para "examinar a adoção de medidas preventivas necessárias ao reforço da segurança" do Palácio do Itamaraty.
Nesta quinta, vândalos que participavam de um protesto na Esplanada dos Ministérios tentaram invadir o palácio. Houve confronto com a polícia. Os vândalos quebraram vidros, picharam paredes e chegaram a atear fogo em pilastras do prédio.
O Palácio do Itamaraty, a exemplo de outros prédios na Esplanada e na Praça dos Três Poderes, é projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio, sede do Ministério das Relações Exteriores, foi  inicialmente chamado de Palácio dos Arcos, devido aos arcos em sua fachada. É um dos pontos mais visitados da capital federal. Não só a estrutura física do prédio tem valor artístico, como também abriga em seu interior várias obras de arte, como painéis dos artistas plásticos Athos Bulcão e Alfredo Volpi. Nas partes de dentro e de fora do palácio, há jardins do paisagista Burle Marx.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou também que nesta tarde o ministro Antônio Patriota e os servidores do ministério vão realizar um "ato de abraço simbólico ao Palácio Itamaraty".
Na nota, o Itamaraty diz que "continua a saudar as reivindicações legítimas dos manifestantes e conclama todos a exercerem seu direito constitucional de forma pacífica e sem violência".
Tentativa de invasão ao Itamaraty
Na manifestação da noite desta quinta, que inicialmente se concentrava em frente ao Congresso, parte dos manifestantes seguiu para o Itamaraty, que fica ao lado, e tentou invadir o prédio.
Eles ocuparam as rampas do Itamaraty, lançaram objetos contra a fachada de vidro do palácio, fizeram fogueiras e pressionaram para entrar.
Policiais que estavam no interior do prédio saíram pelas duas rampas usando extintores de incêndio e spray de pimenta para obrigar o grupo a recuar.
Alguns manifestantes chegaram a invadir o palácio, mas foram repelidos. Outros entraram no espelho d'água e subiram na escultura "Meteoro". Alguns usaram a escultura como "trampolim" para se atirar no espelho d'água.
Na nota, o Itamaraty informou que assim que tomou conhecimento da tentativa de invasão do palácioy, o ministro Antônio Patriota "deslocou-se imediatamente para o local". De acordo com o ministério, "com o apoio da Polícia Militar e dos fuzileiros navais, foi possível evitar o agravamento da situação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário