MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de junho de 2013

Índios protestam por melhores condições de saúde no MA


Eles também cobram transparência na gestão de recursos das aldeias.
Protesto reuniu cerca de 150 índios da região centro-sul do estado.

Do Globo Rural

Os guajajaras e os canelas exibiram faixas e cartazes para denunciar a falta de assistência nas aldeias do Maranhão. “As crianças estão com surto de epidemias. A gente não tem medicamento, um comprimido, um xarope para dar", diz o cacique José Amorim Guajajara.
Armados com arco e flecha, os manifestantes ocuparam o prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena e toda a área externa do órgão.
Os índios canelas protestam principalmente contra a falta de transporte para os doentes. “Tem gente que morre por falta de carro. A gente vai levando os mortos nas costas. É impossível. Nós temos direitos, sim”, diz o cacique Antônio Iogo.
Além de melhorias nos serviços de saúde, educação e transporte, os índios cobram transparência na gestão dos recursos destinados às aldeias.
O protesto reuniu cerca de 150 índios que vieram da região centro-sul do estado. “Enquanto não soubermos a decisão sobre as reivindicações, a gente vai ficar por aqui”, diz o cacique Alderino Timbiras Kriê.
Os representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Maranhão não quiseram se manifestar sobre o protesto. Em Brasília, a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde disse que não sabe sobre a ocupação nem sobre as reivindicações dos índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário