MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Hospitais públicos do Piauí possuem apenas 34 leitos de UTI


Na capital são 120 leitos, abaixo do número considerado ideal.
Segundo o conselho de saúde, Teresina precisa de 72 leitos de UTI.

Do G1 PI

Todo o estado do Piauí possui apenas 34 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por conta dessa carência os pacientes em estado grave são trazidos para a capital. Agora podem vir no Samu aéreo, que vai custar aos cofres públicos mais de R$ 150 mil mensalmente.

Há dois dias o garçom Josino da Silva, aguarda com angustia o estado de saúde do filho que passou por uma intervenção cirúrgica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O filho dele quebrou a perna ao sofrer um acidente de moto no município de Oeiras, como não havia ortopedista na cidade teve que se deslocar para a capital. “A situação é precária. Temos que vir a Teresina para resolver os casos mais graves”, disse.

O HUT recebe em média 220 pacientes por dia, como não há leitos disponíveis para todos, muitos pacientes ficam em macas na entrada e nos corredores do hospital. A maioria desses pacientes veio do interior do estado e a falta de regulamentação dificulta o atendimento. “Essa Central de Regulamentação de Leito do estado a das urgências são do governo do Piauí e precisa funcionar. Certamente nós temos inúmeros pacientes atualmente no HUT que não seriam direcionados a este serviço”, falou Gilberto Albuquerque, diretor da unidade de saúde.

Com o atendimento precário no interior. O governo preferiu investir no transporte de pacientes para a capital. No começo do mês foi implantado o Samu aéreo no Piauí, só com a locação da aeronave o governo irá gastar por mês R$ 157 mil. Para Pedro Leopoldino, superintendente de assistência a saúde da Secretaria de Saúde do estado, o estado só terá condições de não precisar mais disso só quando tiver profissionais qualificados. “Não adianta eu construir uma UTI e não ter a pessoa qualificada para tomar conta dela. Esses doentes que vem para Teresina são pessoas que requer a presença de profissionais com qualificação”, garantiu.

Com o funcionamento do Samu aéreo surgiu agora a preocupação com a falta de leitos de UTIs para internar os pacientes em estado grave. A situação é pior no interior do estado onde só existe 22 leitos. Na capital são pouco mais de 120 leitos, muito abaixo do número considerado ideal. De acordo com o presidente do conselho estadual de saúde, José Teófilo Cavalcante, Teresina precisa de 72 leitos de UTI. “Temos garantido 36 leitos com a especialidade, mas ainda não está feito. Esse número tem que aumentar”, relatou.

A assessoria da Secretária de Saúde do Piauí informou que está em fase de implantação o sistema de regulamentação de leitos para internação numa cogestão com os municípios. Sobre as UTIs, disse que nos últimos anos a secretaria tem investido na implantação da unidade em várias cidades do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário