MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Espécies podem ser extintas no Parque Zoobotânico da Ufac


Pesquisador faz alerta para o problema.
Isolamento e endogamia seriam as causas do problema.

Do G1 AC

Com pouco mais de 100 hectares, o Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre é a maior área verde dentro do perímetro urbano do estado e possui uma quantidade considerável de espécies animais e vegetais. Contudo, essa biodiversidade está ameaçada por causa do isolamento das espécies que pode levá-las à extinção.

De acordo com o pesquisador da Ufac, Edson Guilherme, como a fauna fica restrita apenas a área do Parque, isso pode gerar um problema por causa da pouca diversidade genética entre as espécies.

"Eles ficam isolados dentro do Parque Zoobotânico que é uma área de cem hectares apenas, Então são obrigados a cruzarem entre si e a endogamia ao longo do tempo acaba levando a uma degeneração genética", explica.

Apesar de pequeno, o desmatamento na estrada é suficiente para manter as populações do parque isoladas das outras. isso prejudica a fauna, que não consegue atravessar essa área. Com isso o pesquisador estima que em poucas décadas elas poderão se extinguir.

"Por causa desse pequeno desmatamento as aves ficam impedidas de passar de um lado para o outro, bem como os mamíferos, principalmente os primatas, que são essencialmente arborícolas", salienta.

Guilherme diz ainda que a única opção para salvar a biodiversidade do Parque seria a recomposição da mata ciliar e faz um apelo. "É importante que os órgãos gestores venham aqui e façam um trabalho de educação ambiental no sentido de recompor essa mata ciliar o quanto antes", conclui.
Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário