MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de junho de 2013

Especialistas alertam sobre riscos de realizar viagens sem planejamento


Serasa Experian divulgou dicas para quem quer planejar antes de viajar.
É preciso ficar atento aos detalhes para não tomar sustos durante as férias.

Do G1 AL

Fazer uma viagem é o sonho de consumo de muita gente. Principalmente quando ela é planejada minuciosamente para que nada dê errado. É preciso ficar atento a passagem, bagagem, hotel, dinheiro e saber sobre o lugar a ser visitado. Por isso, o Serasa Experian divulgou nesta semana 10 dicas para o consumidor se planejar e curtir as férias de julho gastando menos e sem imprevistos. Dicas desprezadas por alguns alagoanos.
Victor Ayres (à esquerda) mantém amizade com namorado de ex até hoje.  (Foto: Arquivo pessoal/Victor Ayres)Victor (à esq.) mantém amizade com namorado da
ex até hoje. (Foto: Victor Ayres/Arquivo pessoal)
Sem planejar nada, o estudante de letras Victor Hugo Ayres, 21, resolveu em 2011 “do nada” que queria ir para Recife em Pernambuco, que até então só tinha ido quando criança, mas não lembrava de quase nada.
Foi então que decidiu comprar a passagem de ônibus, mas não se preocupou com a moradia.
“Eu ia viajar no dia seguinte e não tinha lugar para ficar, foi aí que comecei a ficar preocupado, mas nada que me impedisse de visitar Recife. Eu só queria ir para lá, então achei que fosse conseguir a casa de alguém a qualquer momento”, diz.
Sem ter opção, Victor decidiu ligar para a ex-namorada que ainda mantinha contato e pediu para ficar no apartamento do atual namorado dela. A ex foi a ponte que ligou os, hoje, melhores amigos. “Ele aceitou com que eu ficasse. Foi legal porque nos tornamos grandes amigos e sempre quando precisamos viajar, um fica na casa do outro sem a menor cerimônia”.
Danielle adorou a cultura em Istambul, na Turquia.  (Foto: Arquivo pessoal/Danielle Monteiro)Danielle adorou a cultura em Istambul, na Turquia.
(Foto: Arquivo pessoal/Danielle Monteiro)
A advogada Danielle Monteiro, 25, tem a paixão de viajar e é ousada como Victor Hugo. “Sempre gostei de conhecer lugares e pessoas diferentes. Quando a gente faz uma viagem para o exterior, temos que ir com a cabeça aberta e sem preconceito, diz.
E foi assim que Danielle decidiu ir para a Turquia no final de janeiro deste ano. Ela estava em Londres, cidade onde já havia morado, fazendo um curso de negócios.
Sozinha, fez as malas e partiu. “Quando cheguei lá, liguei para minha mãe e disse que estava em Istambul. Ela levou um susto. Fiquei na Cidade Velha, uma região da cidade”.
Em Istambul reforcei o que já sabia sobre viajar para outro país que é não ser uma pessoa insegura. O meu inglês foi fundamental na hora de comunicar com as pessoas assim como a minha curiosidade de vasculhar a cidade.
Família Ferrari viaja todo o ano no carnaval para algum país.  (Foto: Arquivo pessoal/ Marina Ferrari)Família Ferrari viaja todo o ano para um país
diferente. (Foto: Arquivo pessoal/ Marina Ferrari)
Mas há quem prefira não correr riscos. A família da estudante de administração Marina Ferrari, 20, viaja sempre em todo carnaval desde que ela era criança e planejam durante um ano todos dos detalhes. E foi em uma dessas viagens para Miami que a estudante recorda de um momento de aflição, o qual, passado o sufoco, garante boas risadas.
“Alugamos um carro com GPS para facilitar. Mas depois de um passeio ao shopping, eu, o amigo do meu pai e uma prima decidimos voltar para o hotel. Seguimos as instruções dadas pelo guia eletrônico, mas nunca chagávamos ao destino certo. Foi aí que decidi perguntar (era a única que falava inglês) para uma pessoa. Então descobrimos que a gente estava quase fora da cidade. Tivemos que pagar U$ 100 para um táxi ir na frente nos mostrando o caminho certo”, diz.
Destinos mais procurados
Segundo uma agência de viagens de Maceió, o destino mais procurado pelos alagoanos que vão para o exterior é o parque de diversões da Disney, nos Estados Unidos. Só para julho, já foram fechados cerca de 400 pacotes. A viagem custa em média R$ 11 mil. O segundo lugar fica com Nova Iorque, seguido da capital francesa Paris.
Já no Brasil, a cidade que os alagoanos mais procuram é São Paulo e depois o Rio de Janeiro. Brasília fica em terceiro lugar. Mas a agência faz um alerta: as pessoas procuram São Paulo por causa dos negócios, já o Rio é uma opção de lazer.
Dicas de viagem
Entre as dicas divulgadas pelo Serasa Experian, está a pesquisa de preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo e terrestre e agências de turismo. Horários alternativos, como madrugada, geralmente têm descontos.
Outra dica é contar com a ajuda da Internet para pesquisar informações sobre os hotéis e pousadas. Verificar também as despesas não inclusas na estadia, como taxas de serviço e impostos. É importante programar as despesas durante a viagem.  A internet é uma boa opção para pesquisar preços de refeições, transporte, passeios (shows e parques, entre outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário