MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Escolas estaduais terão câmeras de segurança até julho, diz Seduc-AM


Esquema será implantado em 45 dias nas 230 escolas, diz secretaria.
Ainda de acordo com a Seduc, foram investidos R$ 38 milhões.

Mônica Dias Do G1 AM

 Em abril deste ano, estudantes e funcionários relataram casos de violência na Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira (Foto: Camila Henriques/G1 AM) Em abril deste ano, estudantes e funcionários relataram casos de violência na Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Um esquema de segurança de R$ 38 milhões será implantado nos próximos 45 dias em todas as escolas estaduais de Manaus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nesta segunda-feira (10). Entre as novidades estão câmeras de segurança, profissionais especializados no controle da entrada e saída de pessoas e adoção de uma cartilha com as mesmas regras seguidas pelos colégios da Polícia Militar.
O primeiro anúncio sobre as mudanças foi feito em abril desse ano, após várias reclamações sobre violências nas escolas. Na época, o G1 foi até a Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira, localizada no bairro Ajuricaba, na Zona Centro-Oeste, e ouviu relatos de violência dos estudantes e funcionários da instituição, como brigas e venda e consumo de drogas.
O esquema de segurança será padronizado em todas as 230 escolas estaduais da capital, segundo a secretaria. Desde o início do ano, o modelo já foi implantado em 70 unidades da rede pública estadual. A primeira a recebê-lo foi a Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira.
De acordo com a gestora da instituição, Tatiane Ayres, as melhoras foram significativas. "As câmeras foram instaladas há cerca de um mês. Desde então, nenhum furto foi registrado e os professores se sentem mais seguros. Antes, nós não tínhamos vigilantes, e agora, com a presença dos porteiros, dos vigilantes e da polícia, a pessoa só entra apresentando a carteira de identidade", relatou.
Segundo a secretaria, o projeto de instalação das câmeras nas escolas ainda é limitado ao monitoramento dos corredores e portões de entrada e saída das unidades. Mas, outro projeto - o piloto 'Educando com Segurança' - desenvolvido na Raimundo Nogueira, indica que o monitoramento deverá ser estendido para dentro das salas de aula.
Com anuência dos pais, comunidade estudantil e acadêmica, o projeto prevê ainda a adoção de uma cartilha com as mesmas regras dos colégios da Polícia Militar, tais como formação antes de entrar na sala de aula com entoação do Hino Nacional e hasteamento de bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário