MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de junho de 2013

Coreias iniciam primeiro encontro oficial em 2 anos


Países conseguiram aproximar posições durante a 1ª sessão da reunião.
Três representantes de cada país participam do diálogo.

Da EFE

Chefe da delegação norte-coreana, Kim Song-hye (à direita) conversa com o seu homólogo sul-coreano Chun Hae-Sung (à esquerda) durante as negociações em nível de trabalho sobre as Coreias (Foto: Ministério da Unificação sul-coreano/ HO/ AFP)Chefe da delegação norte-coreana, Kim Song-hye (à direita), conversa com o seu homólogo sul-coreano, Chun Hae-Sung (à esquerda), durante as negociações sobre as Coreias (Foto: Ministério da Unificação sul-coreano/ HO/ AFP)
Coreia do Norte e Coreia do Sul começaram neste domingo (9) no lado sul da fronteira em Panmunjom seu primeiro encontro oficial em dois anos, que tem como objetivo preparar uma reunião em nível ministerial dos países para a próxima quarta-feira (12).
Participam do encontro, que começou às 10h15 (horário local, 22h15 de sábado em Brasília), três representantes de cada país, que acertarão os assuntos da agenda da próxima reunião, informou à Agência Efe o Ministério da Unificação sul-coreano.
A última reunião bilateral entre autoridades dos dois países foi em fevereiro de 2011 e nessa ocasião foi um encontro entre militares.
"Existe a necessidade de construir confiança", disse o chefe de políticas do Ministério da Unificação sul-coreano, acreditando que a partir de agora as duas Coreias possam entrar em uma dinâmica construtiva, após vários meses de tensão elevada e três anos de más relações.
Os países conseguiram aproximar posições durante a primeira sessão da reunião preliminar. "As duas partes mantêm a vontade de realizar a reunião de ministros", declarou um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, sugerindo portanto que as negociações estão indo bem, porém não revelando detalhes sobre os avanços conseguidos.
O porta-voz explicou que os representantes de Norte e Sul debateram por enquanto o protocolo, a localização, a ordem do dia e o tamanho das delegações que estarão no próximo encontro ministerial, que previsivelmente vai acontecer na quarta-feira em Seul.
Todos os detalhes sobre este próximo encontro serão fechados esta tarde, durante a segunda e última sessão da reunião preliminar, segundo o porta-voz da Unificação.
Chefe da delegação norte-coreana, Kim Song-hye, aperta a mão com os delegados sul-coreanos antes das negociações a nível de trabalho entre as Coreias neste domingo (9) (Foto: Ministério da Unificação sul-coreano/ HO/ AFP)Chefe da delegação norte-coreana, Kim Song-hye, aperta a mão com os delegados sul-coreanos antes das negociações a nível de trabalho entre as Coreias neste domingo (9) (Foto: Ministério da Unificação sul-coreano/ HO/ AFP)
Funcionários sul-coreanos conversam em Seul antes antes da viagem da delegação para conversar com a Coreia do Norte (Foto: Lee Jae-Won/ AP)Funcionários sul-coreanos conversam em Seul antes antes da viagem da delegação para conversar com a Coreia do Norte (Foto: Lee Jae-Won/ AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário