MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coreias fecham finalmente acordo para realizar encontro oficial


Encontro governamental será realizado na próxima quarta e quinta-feira.
No diálogo do domingo, representantes fecharam acordos parciais.

Da EFE

Chefe da delegação norte-coreana Kim Song-hye conversa com homólogos sul-coreanos no final do encontro Panmunjom nesta segunda-feira (10) (Foto: Ministério da Unificação sul-coreano/ HO/ AFP)Chefe da delegação norte-coreana Kim Song-hye conversa com homólogos sul-coreanos no final do encontro Panmunjom nesta segunda-feira (10) (Foto: Ministério da Unificação sul-coreano/ HO/ AFP)
Coreia do Sul e Coreia do Norte chegaram na madrugada desta segunda-feira (10) a um acordo para realizar esta semana um "encontro governamental" orientado a resolver assuntos urgentes, como o fechamento do complexo de Kaesong, e aproximar posturas após meses de tensão.
Autoridades dos Governos das duas Coreias se reunirão durante dois dias, na quarta-feira (12) e na quinta-feira (13), previsivelmente em Seul, confirmou à Agência Efe o Ministério da Unificação sul-coreano, no que será o primeiro encontro intergovernamental em vários anos, com o objetivo de colocar fim a uma longa etapa de más relações.
Na reunião preparatória, concluída esta madrugada após 17 horas na fronteiriça Panmunjom, representantes de ambos os lados fecharam acordos parciais para o próximo encontro, embora não tenham conseguido coordenar posturas sobre a agenda e as autoridades participantes.
Devido à falta de consenso, Norte e Sul "redigirão dois comunicados separados que reflitam suas posturas sobre os temas a serem incluídos na agenda e que devem liderar as respectivas delegações", disse à Efe uma porta-voz da Unificação.
A Coreia do Sul pediu a do Norte que a reunião da quarta-feira fosse em nível ministerial e propôs que as delegações fossem lideradas pelo ministro da Unificação de Seul, Ryu Kihl-jae, e o diretor da Frente Unida do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, Kim Yang-gon, respectivamente.
No entanto, a Coreia do Norte descartou uma reunião ministerial e expressou sua intenção de enviar outro 'alto funcionário', segundo o porta-voz da Unificação, por isso que finalmente a reunião será em nível governamental e nem a agenda nem as listas das delegações foram preparadas.
O que está praticamente fechado, embora não de forma oficial segundo a porta-voz, é que a reunião vai acontecer em Seul, aonde as autoridades do norte chegarão por terra cruzando a fronteira do paralelo 38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário