MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Clube do Livro beneficia roraimenses com incentivo à leitura


Com 7.200 obras, biblioteca comunitária também atende o interior de RR.
'Meu trabalho vale a pena', diz o idealizador do projeto, José Oliveira.

Rodrigo Menaros Do G1 RR

José Oliveira Filho, criador do projeto 'Clube do Livro' (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)José Oliveira Filho, criador do projeto 'Clube do Livro' (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)
Ao criar o projeto "Clube no Livro", em 2009, a intenção de José Oliveira Filho era contribuir com os estudos dos alunos que frequentavam o terminal João Firmino Neto, no bairro Caimbé. Ele percebeu que poderia ajudar os jovens nas pesquisas e trabalhos escolares, e resolveu disponibilizar 30 obras de seu acervo pessoal para empréstimos em uma pequena loja no segundo andar do prédio.
Devido ao sucesso da ideia, Oliveira resolveu promover a campanha "Em busca do tesouro" para arrecadar mais exemplares e melhorar o serviço ao público. Assim nasceu o Clube, uma biblioteca comunitária que hoje conta com 7.200 obras, dentre romances de literatura nacional e internacional, livros didáticos, técnicos e universitários, revistas diversas, além de aproximadamente 50 livros em braile para deficientes visuais.
Hoje há 234 pessoas cadastradas. Dentre estas, 60% são do interior do estado, segundo informações do próprio idealizador do projeto. Ele afirma que grande parte do seu público é formada por ribeirinhos, indígenas e alunos de cursos à distância de universidades de Roraima que vêm a Boa Vista nos finais de semana para aulas presenciais.
Exemplar raro do livro "O Valeroso Lucideno', edição de 1648 (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)Exemplar raro do livro 'O Valeroso Lucideno'
edição de 1648 (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)
"Como a biblioteca funciona de domingo a domingo, os alunos têm essa facilidade de buscar os livros aqui para dar suporte aos estudos e pesquisas que têm de fazer nos cursos".
Oliveira, que cobra R$ 0,30 pela diária de um livro e investe tudo o que recebe na aquisição de mais obras, diz que raramente tem problemas com a locação. "Meu maior problema é a restauração. Um livro que vai nunca volta do mesmo jeito. Eu sempre tenho que restaurar".
Sebo Virtual
O próximo passo do projeto será o lançamento do 1º Sebo Virtual de Boa Vista, que irá ocorrer no dia 30 de junho. Livros e revistas usadas poderão ser adquiridos pela internet, por meio do site do Clube dos Livros.
Questionado sobre a satisfação em manter uma biblioteca que tem como finalidade incentivar o aperfeiçoamento cultural da população, Oliveira respondeu que não há nada melhor do que ver as pessoas satisfeitas com seu serviço.
"Certa vez, recebi um pai que vinha do interior do estado com uma lista de dez livros que gostaria de levar para os filhos. Ele me disse que dificilmente conseguiria se não fosse por mim e o meu projeto. É por isso que meu trabalho vale a pena", disse.
José Oliveira com livro doado pelo ex-presidente Lula após a 10ª Conferência de Direitos Humanos (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)José Oliveira com livro doado pelo ex-presidente Lula após a 10ª Conferência de Direitos Humanos (Foto: Rodrigo Menaros / G1 RR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário